sexta-feira, 23 de julho de 2021

O povoado chinês que se transformou em palco para fotos do Instagram

julho 23, 2021 | por Resumo Fotográfico

Em artigo para o site espanhol Photolari, Iker Morán discute sobre a teatralidade em torno das fotografias que são encenadas para serem publicadas na rede social.


Fotos encenadas com o objetivo de evocar uma China bucólica se tornaram a especialidade de Xiapu | Foto: Gilles Sabrié

O Instagram é uma mentira. Pode parecer o resumo típico um tanto injusto dessa rede social que em algum momento se presumiu fotográfica, mas está muito próximo da realidade. E há cada vez mais evidências disso.

E o caso de Xiapu, na China, é possivelmente o exemplo mais claro do tipo de circo em que se tornou. Personalizar a cena para a foto não é nenhuma novidade. Nem os protagonistas posam no que a priori parecia um instantâneo tirado na mosca.

Grandes fotógrafos já tiveram que dar explicações sobre isso. Na fotografia de natureza não há concurso que se livre do escândalo quando se descobre que aquele lobo não é tão selvagem ou que uma foto aparentemente documental faz parte de um passeio montado para fotógrafos.


Então Xianpu foi apenas o próximo passo lógico: transformar uma cidade em uma espécie de parque temático para instagramers.

Os locais atuam como atores daquela foto épica de um pescador ao pôr do sol em um barco, outros queimam ervas para fazer parecer que há nevoeiro no campo e, em suma, cenas de uma China rural que não existia há muitos anos são ou que, pelo menos, não é como nessas fotos.

Uma reportagem recente publicada no The New York Times revela o que, na realidade, não era um segredo, mas um negócio que parece estar indo muito bem.

A cidade se tornou o destino preferido de muitos fotógrafos que querem pular aquela parte de buscar a melhor cena e luz e preferir que tudo esteja pronto para a foto perfeita.


Conforme explicado na reportagem, a cidade é visitada por até 500 pessoas por dia, que pagam para tirar fotos nos diversos ambientes.

Em alguns há até fotos de exemplos do que pode ser alcançado, caso alguém esteja apenas inspirado. Tem até coordenadores que têm um walkie-talkie na mão que cuidam de colocar as modelos na posição perfeita para a foto.

Na verdade, nada que já não existisse, apenas mais organizado, massivo e sem disfarces. Dizer se é real ou não está nas mãos dos fotógrafos, embora seja fácil imaginar que poucos ou nenhum explicará na foto que o que se vê não é uma cena real, mas quase um parque temático.

E, depois da surpresa inicial de descobrir que algo assim existe, a pergunta é obrigatória: quantas dessas fotos perfeitas que vemos todos os dias - e não só no Instagram - são simplesmente uma cena encenada para a ocasião?

Fonte: Photolari