terça-feira, 10 de agosto de 2021

Fotógrafa debate segurança e privacidade em meio à pandemia

agosto 10, 2021 | por Resumo Fotográfico

Na série “Rastreada”, a fotógrafa paulista Luisa Riekes retrata seu cotidiano durante o isolamento social causado pela pandemia de covid-19 e debate sobre a complexa relação entre segurança e privacidade que vivemos nos dias atuais.

“A pandemia, o consecutivo aumento no número de compras online e no uso excessivo do celular me despertaram para o fato de que estamos sendo rastreados e vigiados, mesmo sem sair de casa. Neste trabalho, eu apresento o meu cotidiano na quarentena, em forma de extrema exposição para contrapor a minha vida privada daquela que está diariamente sendo exposta, sem que eu ao menos tome real conhecimento. É uma análise do nosso tempo e da falácia da segurança e privacidade no mundo digital.”











Sobre a fotógrafa

Luisa Riekes é uma fotógrafa brasileira, nascida em São Paulo, em 1982, que passou os últimos nove anos na Alemanha. Formou-se em Fotografia e Design de Mídia, na Academia de Música e Mídia, em Berlim, e completou, em 2017, seu Mestrado em Fotografia na Kingston School of Art, em Londres. Ela também possui Bacharelado em Ciências Sociais (2007) pela PUC-SP. É nessa confluência de experiências e formações diversas que busca capturar o seu entorno através de temas como religião, estratificação social, lutas políticas, música e natureza.

Para conhecer mais, acesse: www.luisariekes.com