Na série “Esquecemos de aprender”, o artista visual Mateus Morbeck propõe uma reflexão sobre o momento atual que vivemos, no contexto da pandemia, a partir do paralelo com eventos do passado. Para isso, ele se utiliza de sobreposição de fotografias dos anos 1918 e 1919, que são de domínio público, com imagens atuais produzidas com câmeras térmicas por infravermelho.
“Novamente postos a prova. Perdemos a cada dia novas chances de vencer. Choramos o mesmo choro. Erramos os mesmos erros. A história se repete, ao invés de enfrentar, esquecemos de aprender.”








Sobre o fotógrafo
Mateus Morbeck (1980, Salvador, BA) Artista visual e arquiteto. Em sua produção reflete sobre as causas e consequências das ações humanas. Sua busca processual e metodológica se estrutura a partir do uso das tecnologias, antigas e atuais, mapeando, catalogando e reestruturando vestígios do rastro deixado pelos seres humanos, a partir da crença de domínio sobre a natureza. É autor do livro “Maré de Agosto” selecionado na categoria Artes Visuais do Prêmio das Artes Jorge Portugal. Participou de diversas exposições coletivas, além de Festivais e Salões de Arte, nacionais e Internacionais, inclusive com diversos trabalhos selecionados e premiados.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Mateus Morbeck, acesse: www.mateusmorbeck.com