terça-feira, 23 de novembro de 2021

“Visadas e Vazios” de MCristina

novembro 23, 2021 | por Resumo Fotográfico

Em “Visadas e Vazios”, a fotógrafa MCristina - Maria Cristina Alves Pereira - apresenta uma série de cenas urbanas na cidade histórica de São João del-Rei, interior de Minas Gerais.
“Nesse contexto de pandemia, vivendo no 1,2 ano com meus pais idosos e irmãos em Juiz de Fora (MG)... Tive que me afastar da minha casa e de São João del-Rei, todavia tenho feito eventualmente retornos rápidos a minha cidade natal... Esses momentos, tem sido um presente nesse contexto, apesar dos desafios e exigências de distanciamento nos espaços urbanos... Eu faço caminhadas e imersões pelo centro histórico da cidade, que me paralisam com provocações de novos olhares sobre as visadas, consequentemente sobre os vazios nesse momento histórico... Esse processo gerou vários registros, alguns com câmeras outros por celulares... Há uma busca de ressignificação e resiliência em cada viagem, em cada passo, em cada gesto fotográfico,... Há sempre um novo olhar sobre esses lugares já vividos e revisitados... Há um resgate e amorosidade sobre o valor da arquitetura e do traçado dessa minha cidade barroca.”




















Sobre a fotógrafa

Maria Cristina Alves Pereira tem formação em Psicologia e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestranda no Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade - PIPAUS na UFSJ. Experiência em gestão pública de saúde, desenvolvimento urbano e meio ambiente, como também em psicologia clínica, arteterapia e psicologia ambiental. Nos últimos três anos vem desenvolvendo pesquisa sobre as transformações socioespaciais mediada pela fotografia.

Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse seu Instagram.