sexta-feira, 29 de abril de 2022

Walter Firmo ganha mostra retrospectiva

abril 29, 2022 | por Resumo Fotográfico

Conhecido pelo expressivo uso da cor, o fotógrafo carioca tem sua carreira revista em exposição no Instituto Moreira Salles, em São Paulo

Ticumbi em festa de São Benedito, Walter Firmo, 1989

Neste sábado (30), estreia a exposição “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”, no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Na abertura, que acontece a partir das 10h, o fotógrafo se reúne com os curadores Janaína Damaceno Gomes e Sérgio Burgi para uma conversa sobre sua trajetória e sobre os trabalhos presentes na mostra.

Walter Firmo incorporou desde cedo em sua fotografia a construção de linguagem que busca a elaboração de sentido através de imagens dirigidas e encenadas, tendo como essência uma consciência de origem – racial, social e cultural –, amalgamada a um desejo de questionar os cânones da fotografia documental e do fotojornalismo.

Documentou inúmeras regiões do país enaltecendo seus personagens, sobretudo os negros, e múltiplas manifestações culturais e religiosas, além de retratos icônicos de grandes nomes da música popular. Foi nesse contexto, portanto, que se construiu a obra de Walter Firmo: P&B e cor se entrecruzando na trajetória em busca por construções imagéticas que trabalhem o tema central de sua obra – a sua negra cor –, aquela que tece “no verbo do silêncio a síntese do grito”.

SERVIÇO
Exposição “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”
Abertura: 30 de abril de 2021, sábado, às 10h
Período: de 30 de abril a 11 de setembro de 2022
Horário: de terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h
Local: IMS Paulista, Galeria 3, 8º andar - Avenida Paulista, 2424, São Paulo/SP