quarta-feira, 20 de julho de 2022

Técnica Fotográfica: Macro

julho 20, 2022 | por Antonio Marin Jr

A fotografia macro é basicamente o que nossos olhos não conseguem enxergar. Para isso, são utilizadas lentes especiais ou algum truque no pós-processamento para que não precisemos gastar fortunas com lentes caríssimas. Vamos aos fatos e fotos.



Fotografia Macro

Uma fotografia macro é aquela em que o objeto é fotografado permitindo registrar detalhes imperceptíveis a olho nu e que vai até 10 vezes o tamanho normal. Acima disso chama-se microfotografia.

Podemos fazer fotos macros de maneira mais fácil usando objetos dentro de casa, ou um pouco mais complicada com insetos dentro ou fora de casa. Com insetos é preciso paciência e oportunidade. Mas lugares com jardim e plantas é ideal. Alguns insetos são mais tranquilos que outros. Flores também são ótimas para se conseguir fotos macros.

Equipamentos para se conseguir bons resultados

1) Lentes

Esta é a parte mais difícil: o preço. Isso se quer investir caso seja um segmento em que você utiliza profissionalmente. Mas existem outras lentes ou kits mais em conta e que dão bons resultados.

Uma lente profissional pode variar de 2 a 8 mil reais. Uma das mais famosas é a Canon EF 100mm F/2.8L Macro IS USM, que custa em torno de 7 mil reais.


Kits e lentes baratas

Lente Macro Close Up 10+ Zoom Filtro Camera Canon Nikon Sony. Mais ou menos 70 reais.



Kit 4 Filtros Close Up +1+2+4+10 Macro 58mm Canon Nikon. 150 reais.


Raynox DCR-250 / DCR-150 Super Macro. Lente de Encaixe ou adaptável.
 
Essa lente é a que eu uso. Raynox são lentes acromáticas de 3 e 4 elementos altamente corrigidas. Essas lentes são mais complicadas de se achar. O ideal é pesquisar onde encontrar e também o preço que pode variar muito. Essas lentes são acopladas na lente da câmera compacta ou DSLR. Seu adaptador é bem versátil. Ela funciona melhor com câmeras compactas superzoom. Ela corrigi o zoom mas é preciso fazer algumas fotos pra acertar o foco. Não é tão simples.


Nessa foto estou fazendo uma macro da ponta de um lápis. Repare que a Raynox está acoplada na lente. A câmera é uma compacta Canon SX50 superzoom. Fiz o foco com um zoom e vou afastando e aproximando para poder conseguir uma boa nitidez e aumentar a imagem o máximo possível para não estourar a imagem.
 


Plantas, tais como flores você pode colher e levar para casa e fazer macros com muita qualidade e bem mais fácil já que não tem vento para atrapalhar. Pode usar iluminação artificial com faroletes ou qualquer outra que tenha disponível. E pode também escolher os fundos para uma melhor composição.
  


Nessa eu usei um esguicho desses que se usam para passar roupa. Consegui esse pingo de água e minha imagem refletida nela.


Insetos - Nesse caso é possível dentro e fora de casa. Alguns são mais fáceis que outros. Precisa se aproximar bem devagar. Imagina uma caça. Se estiverem em uma superfície lisa encoste a câmera no chão e vá se aproximando com calma até conseguir o foco. Em cima de plantas é mais difícil conseguir o foco já que estará segurando a câmera com as mãos. Lembre-se que quanto menor a abertura maior será a profundidade de campo e consequentemente uma melhor imagem do objeto.
 



2) Flash, Rebatedores e Difusores

Um dos problemas do flash embutido (pop-up), ou da própria câmera, em macros é que com a aproximação para fotografar ele acaba batendo na ponta da lente ou na própria câmera causando sombra.

Caso seja possível fotografar com o flash da câmera use um difusor para não estourar e a imagem ficar mais suave e natural. Pode-se usar até uma folha de papel branca.



O ideal são os flashes dedicados (externos) ou  flash anelar para macro. Mas entramos no problema dos preços. 


                                                                       Flash dedicado



                                                            Flash anelar para macro

Caso não queira investir em flash podemos usar rebatedores. Profissional ou improvise. Não tem rebatedor? Então use uma folha de papel almaço branca. Fotos macros são feitas por aproximação, dessa forma você pode segurar a folha para rebater de acordo com a necessidade da cena.


Truque

Não quer ou não tem equipamentos para fotos macro? Não tem problema. Faça fotos o mais perto possível do objeto. Aquela distância que sua câmera permite sem desfoque. Ou fotografe no zoom máximo que ela permite. Quando for editar faça um crope (um corte na imagem) de 30%, 40%. Dessa maneira ela irá ampliar. Obviamente perderá nitidez. Faça a edição. Pronto. Você terá um macro improvisado.

Fotografia macro é uma das mais divertidas de se fazer. Ver o resultado depois de uma seção de fotos é muito prazeroso. Descobertas de detalhes e nuances que nunca imaginamos existir.
 
Tente, crie, invente. Dentro de sua casa você pode achar todo tipo de material disponível pra treinar. Boas fotos.