Segue em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília/DF, a exposição “Vê Nus”, do fotógrafo Kazuo Okubo. Com curadoria de Rosely Nakagawa, a mostra é composta por 58 fotos de 28 mulheres cujas intimidades foram registradas ao longo de 16 anos, entre 2004 e 2020.
“O que nos mostra este conjunto de imagens é a liberdade conseguida pela arte ao longo da história, que permitiu à fotografia contemporânea essa apropriação da beleza onde quer que esteja o desejo do autor”, analisa Nakagawa. “Vê Nus reúne a delicadeza e ousadia de nus femininos, de voluntárias que aceitaram compartilhar detalhes de suas intimidades”, completa.
Nas imagens captadas por Kazuo, as fotografadas aparecem de frente e de costas, e as fotos estão impressas em gabardina em grande formato, de 100 x 75cm. A técnica utilizada por Okubo é a de superexposição da imagem, que utiliza uma iluminação excepcionalmente brilhante para reduzir ou eliminar completamente as sombras na imagem.
“Com isso, perco os médios tons e fico com o branco e as variações do cinza para o preto. Ficam apenas os traços essenciais da imagem. Trago para a fotografia o traço minimalista dos meus antepassados presentes por exemplo nos traços de sua escrita”, explica o fotógrafo.
A exposição fica em cartaz até o dia 28 de agosto, com visitação gratuita de terça-feira a domingo, de 10h às 20h. A classificação indicativa é recomendada apenas para maiores de 18 anos. A mostra tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal.
Fotolivro
A exposição marca o lançamento do fotolivro “Vê Nus”. A publicação com 128 páginas reúne as fotografias das mulheres que aceitaram posar para o fotógrafo Kazuo Okubo desde 2004 e texto de Rosely Nakagawa, em português e inglês. O livro está à venda no local e no site do artista.
Conversa com o artista
No dia 26 de agosto, a partir das 19h, Kazuo Okubo e Rosely Nakagawa participam de conversa aberta ao público. Entre os temas que serão abordados estão a fotografia como linguagem e técnica, o nu nas artes visuais, as fronteiras e os espaços da arte. A entrada é gratuita.
SERVIÇO
Exposição “Vê Nus”, de Kazuo Okubo
Visitação: até 28 de agosto de 2022
Horário: de terça-feira a domingo, de 10h às 20h
Entrada: Gratuita (classificação indicativa recomendada: 18 anos)
Local: Galeria Rubem Valentim (Espaço Cultural Renato Russo) - CRS 508 Bloco A, Asa Sul, DF