quinta-feira, 28 de julho de 2022

Annie Leibovitz fotografa primeira-dama da Ucrânia em ensaio para a Vogue

julho 28, 2022 | por Resumo Fotográfico

A cultuada fotógrafa norte-americana esteve em Kiev para retratar Olena Zelenska para a capa da revista de moda

Quando a guerra entre Rússia e Ucrânia teve início, há cinco meses, a primeira-dama ucraniana Olena Zelenska e seus filhos foram levados para um local desconhecido, por razões de segurança. Mas depois de meses ausente, ela ressurgiu para assumir um papel mais ativo no contexto da guerra, participando de encontros políticos, eventos públicos e dando entrevistas.

Neste mês, a primeira-dama deu entrevista para a edição norte-americana da revista de moda Vogue e participou de um ensaio fotografado por Annie Leibovitz. Porém, a decisão de fazer uma sessão de fotos enquanto o país está em meio a uma violenta guerra dividiu opiniões.

Muitos consideram a ideia completamente inadequada pelo momento em que o país está passando e acusaram o casal de fazer propaganda e estetizar em fotos encenadas o conflito que tem provocando milhares de mortes e refugiados entre o povo ucraniano.

Por outro lado, há quem elogie e defenda o ensaio, afirmando que ele serve para conscientizar sobre o conflito. A ativista ucraniana Val Voshchevska, que antes da guerra trabalhava em estratégias de comunicação para as redes sociais, afirma que a fotografia da capa é “icónica” e que Olena representa um “símbolo da resistência” por não ter abandonado o seu país.



As fotografias tomadas por Annie Leibovitz ilustram artigo escrito pela jornalista Rachel Donadio, “Um Retrato de Coragem: a primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska”.

A imagem que estampa a capa da publicação mostra Olena sentada na escadaria do Parlamento ucraniano. O local está repleto de sacos de areia, estratégia usada para proteger o prédio histórico em caso de ataques próximos.

Em uma das fotos, tirada no Aeroporto Antonov, em Hostomel, a primeira-dama posa em frente aos destroços do An-225 Mriya, avião que foi destruído durante a invasão russa, com os cabelos ao vento e o olhar distante, cercada por mulheres das forças armadas.

Olena e Volodomyr também foram fotografados lado a lado. Em uma sala elegante, os dois aparecem com um olhar firme e sério enquanto seguram a mão um do outro. Em uma outra foto, os dois aparecem abraçados com os rostos colados.