segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Exposição virtual investiga o legado extrativista nas cidades mineiras

agosto 01, 2022 | por Resumo Fotográfico



Por meio do XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, o artista visual Marlon de Paula desenvolveu o projeto “Erosão”, realizado ao longo de seis meses entre os municípios de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. O projeto documenta as transformações morfológicas na paisagem do Campo das Vertentes, que vive mais de 300 anos de urbanização, desde o início de suas primeiras povoações no século XVIII. A exposição, fruto dessa pesquisa, caminha entre fotografias documentais e de livre criação, contando com 62 imagens que retratam territórios marcados pela expansão urbana, erosão de solos e desmatamento. A exposição pode ser acessada até o dia 30 de setembro pelo site www.exposicaoerosao.com.

“O trabalho procura entender como o legado colonial impacta a relação entre a sociedade e o território. Minas Gerais carrega uma herança extrativista muito forte, associada ao ciclo do ouro nos séculos XVII e XVIII. O meu desejo por essa investigação, baseia-se em documentar como essa tradição exploratória é ainda presente na contemporaneidade, ela rompe o tempo histórico e molda pensamentos e ações na paisagem hoje”, relata Marlon.

Marlon de Paula (1993), natural da região do Vale do Rio Doce (MG), é artista multimídia e arte-educador. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei. Seus trabalhos manifestam-se a partir da tríade: corpo, memória e território. Tem integrado exposições e residências nacionais e internacionais. Em 2019 participou do programa de Residência Artística do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/RJ e da Residência - F(r)icções: experiências de fronteiras (2021). Foi contemplado pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2021, pelo projeto Erosão. Em 2022, a convite do artista François Andes, participou da residência artística de criação no Labanque - Centre de Production et de Diffusion en Art Contemporain, em Béthune/França.




SERVIÇO
Exposição virtual “Erosão”, de Marlon de Paula
Período: até 30 de setembro de 2022
Site: www.exposicaoerosao.com