segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

10 pontos turísticos para fotografar em Belo Horizonte

dezembro 12, 2022 | por Resumo Fotográfico

Nesta segunda-feira (12), Belo Horizonte completa 125 anos. Pensando nisso, reunimos aqui uma lista com 10 pontos turísticos ideais para treinar o olhar e fazer belas fotografias.


Santuário Arquidiocesano de São Francisco de Assis, mais conhecido como Igrejinha da Pampulha | Foto: Construtora Biapó

Igrejinha da Pampulha - O entorno da Lagoa da Pampulha tem vários atrativos. O mais famoso deles talvez seja o Santuário Arquidiocesano de São Francisco de Assis, mais conhecido como Igrejinha da Pampulha. Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e painéis de Cândido Portinari, é considerada a obra-prima do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

Jardim Zoológico - Localizado na região da Pampulha, oferece uma variedade de ambientes. Com aproximadamente 3 mil animais de mais de 250 espécies entre répteis, aves, anfíbios e mamíferos, o espaço abriga também borboletário, aquário, jardim botânico e jardim japonês.

Museu de Arte da Pampulha - Antigo Cassino da Pampulha, é um dos prédios construídos pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo engenheiro Joaquim Cardoso, integrante do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. No seu exterior Burle Marx assina os jardins, que são decorados por três esculturas (de Ceschiatti, Zamoyski e José Pedrosa).

Parque Guanabara - Localizado no entorno da Lagoa da Pampulha, em frente à Igrejinha, o parque conta com mais de 30 atrações, incluindo uma roda gigante com 36 metros de altura.

Parque das Mangabeiras - É a maior área verde da capital mineira e um dos maiores parques urbanos da América Latina. Com seus 337 hectares, o espaço é habitado por mais de uma centena e meia de espécies de aves, bem como 30 tipos de mamíferos.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti | Foto: Prefeitura de Belo Horizonte / Flickr

Parque Municipal Américo Renné Giannetti - Mais conhecido apenas como Parque Municipal, está localizado na área central da cidade. Com lagos, jardins, playgrounds, parque de diversões e quadras esportivas, o parque oferece uma variedade de ambientes para um ensaio fotográfico nos mais diferentes temas.

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado - Localizado na Pampulha, possui 300.000 m² de área. Sua vegetação é composta por espécies do Cerrado e uma Mata Ciliar que circunda uma lagoa de 22.000 m². Sua infraestrutura composta por biblioteca, teatro de bolso, teatro de arena, quadras poliesportivas, pista de skate, campo de futebol, pista para caminhadas e viveiro de mudas.

Praça Rui Barbosa - Mais conhecida como Praça da Estação por estar localizada em frente ao prédio da antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, hoje Museu de Artes e Ofícios, destacam-se nos jardins os dois leões em mármore, do artista belga Folini, e também o Monumento à Terra Mineira, estátua de bronze que homenageia os heróis da inconfidência.

Praça da Liberdade - O complexo paisagístico e arquitetônico da Praça da Liberdade é uma síntese dos estilos que marcam a história de Belo Horizonte.

Praça Israel Pinheiro - Mais conhecida como Praça do Papa, é considerada como um dos principais "cartões-postais" da cidade. Situada à base da Serra do Curral, com mais de 1.100 m de altitude, oferece uma vista privilegiada da cidade.