
Leo Melo / Pandilla Fotográfica
A Escola de Fotografia Popular, iniciativa do projeto Imagens do Povo do Observatório de Favelas, realizará neste sábado (24), de 10h às 13h, uma aula aberta com o fotógrafo e documentarista João Roberto Ripper com o tema “Fotografia Compartilhada”. A aula, aberta ao público e gratuita, será na sede do Observatório de Favelas, na Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, Rio de Janeiro.
A aula vai explicar na prática o que significa o conceito de fotografia compartilhada, seus fundamentos sociais e políticos, debatendo como o gesto de dividir a edição das fotografias com os sujeitos fotografados pode ser um importante caminho para questionar e até combater uma narrativa unicamente compartilhada a respeito de determinado acontecimento. A Fotografia Compartilhada é um método reconhecido no trabalho de diversos fotógrafos populares, das mais diferentes edições da Escola de Fotografia Popular.
João Roberto Ripper é Fotógrafo e Documentarista, trabalhou como repórter fotográfico no Diário de Notícias, Última hora, O Globo, Agência F4 e Imagens da Terra. Foi diretor na Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RJ, no Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e na Federação Nacional dos Jornalistas. Coordenou campanhas pela obrigatoriedade do crédito na fotografia e contratos de direito autoral e é responsável pela criação e implantação das tabelas de preços mínimos. Em 2004, ao lado do Observatório de Favelas, idealizou o programa Imagens do Povo.
SERVIÇO
Aula aberta com João Roberto Ripper
Data: 24 de junho, sábado, de 10h às 13h
Local: Observatório de Favelas - Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, Rio de Janeiro/RJ