O boxe e as artes marciais podem fornecer um santuário para todos, de crianças vítimas de bullying a bombeiros. Em uma série de retratos íntimos, a fotógrafa londrina capturou seus espíritos de luta

“The Fighting Spirit of South London” é uma série fotográfica que mostra a força por trás das comunidades de lutas esportivas do sul de Londres. Fotografada pela ex-praticante de artes marciais Aneesa Dawoojee, a coleção íntima de 40 retratos mostra a coragem dos lutadores em suas vidas pessoais, assim como no ringue.
Tendo praticado Muay Thai recreativamente desde a adolescência, Aneesa ficou fascinada pela coexistência de força e vulnerabilidade, concentrando-se em captar histórias de pessoas que lutam como forma de expressão - explorando como os esportes de combate são metáforas para a sobrevivência e a autodescoberta.
Fotografados entre 2019 e 2022, os retratos apresentam uma visão íntima da vida dos lutadores, desvendando histórias de luta, perda, amor, esperança e vitória. É uma carta de amor à força e à resiliência, que coloca as vozes dos seus sujeitos no centro - uma bela representação da vida com todas as suas falhas e beleza.
O trabalho anterior de Aneesa como mediadora no setor de caridade ajudou a criar um espaço seguro para conversas sem julgamentos com os fotografados, que começaram a partilhar suas histórias de vida. Os retratos são o resultado de horas de ensaios e construção de confiança com os lutadores, para documentar suas vitórias e a força interior da comunidade esportiva.














Para conhecer mais sobre o trabalho de Aneesa, acesse seu site, Instagram, Facebook ou Twitter.
Fontes: Streatham Space Project e The Guardian