segunda-feira, 11 de abril de 2011

Top 10 fotógrafos fictícios

Não é de hoje que os fotógrafos inspiram personagens fictícios no cinema e quadrinhos. Fotógrafos são sempre retratados como personagens complexos. Na maioria das vezes apresentados como pessoas misteriosas, talentosas, por vezes arrogantes, sedutoras e acima de tudo, apaixonadas por aquilo que fazem.

Tobey Maguire interpretou Peter Parker na
série cinematográfica do Homem-Aranha.
1. Peter Parker, o alterego do herói dos quadrinhos Homem-Aranha, interpretado por Tobbey Maguire no cinema, talvez seja o mais famoso fotógrafo da ficção. Fotojornalista freelancer, Peter está sempre ganhando alguma mixaria vendendo as fotos do amigo da vizinhança em ação.

2. Jimmy Olsen, o jovem fotógrafo dos quadrinhos do Super-Homem já foi interpretado por vários atores, no cinema e televisão.

3. Russell Price (Nick Nolte) de "Sob Fogo Cerrado" é um fotógrafo de guerra em meio a um conflito civil na Nicarágua e um dilema moral, ao apaixonar-se pela mulher de seu melhor amigo.

4. Buscapé (Alexandre Rodrigues) do filme "Cidade de Deus" é um jovem pobre que conseguiu seu espaço como fotojornalista, registrando a dura realidade de onde vive
"Eu cresci paradão na ideia de um dia ter uma câmera fotográfica. E como todo pobre, eu tive que começar de baixo: eu consegui comprar a câmera mais vagabunda do mundo." - Buscapé
Alexandre Rodrigues interpretou Buscapé, um aspirante a fotojornalista no filme "Cidade de Deus".

5. Jorge Tadeu (Fábio Junior) na novela "Pedra Sob Pedra" (1992), enigmático fotógrafo que se ocupa em fotografar e seduzir as mulheres casadas da cidade de Esplendor. É o tradicional estereotipo do fotógrafo sedutor.

Valentina e sua Hasselblad.
6. Valentina Rosselli, fotógrafa sexy das histórias em quadrinhos eróticas do italiano Guido Crepax. Chegou a ser interpretada no cinema por Isabelle De Funès, no filme “Baba Yaga”, de 1973 e por Demetra Hampton na série para televisão "Valentina”, de 1988.

7. Thomas (David Hemmings) de Blow Up – Depois daquele Beijo, filme de 1966, é um fotógrafo de moda entediado com o vazio de sua profissão. Amoral, arrogante, insensível e obcecado por seu trabalho.

8. Leon Bernstein (interpretado por Joe Pesci) é um repórter fotográfico em "A Testemunha Ocular" (1992), que cobre casos policiais para um jormal e acaba envolvendo-se em uma complicada trama da máfia de Nova Iorque.

9. Elliot DiMauro (Enrico Colantoni) do seriado americano "Just Shoot Me!". É um fotógrafo de moda mulherengo, que está sempre se relacionando com as belas modelos da revista Blush.

10. John (Giovanni Ribisi) no filme "Encontros e Desencontros" é um personagem que pouco aparece, mas deixa clara a sua personalidade: Um fotógrafo tão obcecado pelo próprio trabalho que é capaz de – Pasmem! – deixar sua mulher (Scarlett Johansson!!!), sozinha em um hotel no Japão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

6 comentários:

  1. Muito boa sua lista. De fato, não conheço metade dos filmes. Vou agora procurar assití-los.

    ResponderExcluir
  2. Olá Reuel. Fico feliz que tenha gostado. Os top 10 fotógrafos fictícios foram selecionados de uma lista de 20 personagens,levando em conta a popularidade e as "características fotográficas" de cada um.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Como toda boa lista, faltou o fotógrafo da National Geographic vivido por Clint Eastwood, no filme "As Pontes de Madison".

    ResponderExcluir
  4. Confesso que desconhecia esse papel do Clint Eastwood. Inclusive pretendo assistir ao filme. Já a personagem da Julia Roberts, em "Closer", chegou a ser cogitada para entrar na lista, no entanto, as suas "características fotográficas" não ficaram muito em evidência no filme, por isso acabei descartando...

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post! Dos que eu me lembro agora faltou apenas o Fred Astaire em Cinderela em Paris (Funny Face é o título original). É um musical em que ele e a Audrey Hepburn são as personagens principais, sendo ele um fotógrafo de moda e ela trabalhando em uma livraria mas se tornando modelo (e par romântico) dele. Não teve spoiler, viu?

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2018 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil