domingo, 26 de janeiro de 2014

Resumo: 5ª Mostra SP de Fotografia - Vila Madalena 2014

janeiro 26, 2014 | por Cris Tristão

No aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro), chega a 5ª edição do Mostra SP de Fotografia. A mostra acontece por vários lugares no bairro Vila Madalena e o Resumo Fotográfico esteve lá para contar um pouco como foi esse primeiro dia.

Comecei o passeio pelo tradicional bairro de Sampa, às 14 horas. Peguei o metrô na Estação Paraíso sentido Vila Madalena. Sábado, com sol castigando, calor demais e eu andando uns 20 minutos pela rua Harmonia até chegar a Galeria Fass, com a exposição das fotos de Carlos Moreira. Micro galeria bem agradável, fui recepcionada pela Sol, moça simpática que ainda me ofereceu uma Heineken - adoro muito - umas das patrocinadoras da Mostra.

Continuei a caminhada me enfiando pela Vila Madalena. Na rua Wizard, com três estabelecimentos comerciais participando da Mostra, alguns trabalhos estavam expostos dentro de galerias, nos postes, muros e fachadas de casas de moradores da região e de estabelecimento comerciais como restaurantes e lojas de presentes e calçados. Bom para conhecer o bairro e interagir com pessoal das lojas e moradores. Alguns foram receptivos outros nem tanto, parecendo incomodados com o assédio dos espectadores da Mostra, comentando que o pessoal da organização foi lá pedindo para usar o lugar mas não explicaram muito bem o que era esse evento.

"Polapoema" de Marcelo Pallotta no restaurante Rotko

"Na Geral" de Gabriela Batista no muro do Marcelino Pan & Vino

Depois de passar por alguns lugares menores, fui em busca de outra galeria que parecia ser a maior, mas dei com o nariz na porta, eram 16 horas aproximadamente e a DOC Galeria estava fechada. A porta estava trancada com a chave na fechadura. Do lado de fora, uma fotógrafa e seu namorado também querendo ver a exposição estavam esperando se alguém retornasse a Galeria e nada. As informações de horários de funcionamento dos estabelecimentos não constam no site da Mostra, apenas no encarte e um mapa que me ajudou muito.

Aproveitei e fui em frente a DOC, a casa de uma velhinha simpática que cedeu o muro para a lambe-lambe com o trabalho da Giovana Nuccie e ao lado da DOC não esqueçam de reparar o poste de luz, adorei a ideia de Beth Barone.

"Moody Balloons" de Giovanna Nucci

Segui a caminhada subindo, passei pela Morato Coelho, 1325 – FF Motorcycles. O espaço me surpreendeu por ser uma oficina de customização de motos muito bem decorada e pela receptividade do proprietário, o Caju. As fotografias de Alexandre Vianna casaram muito bem com o ambiente, vale a pena conhecer o lugar e ver o trabalho do fotógrafo que arrasa.



"Streeteiro" de Alexandre Vianna na FF Motorcycles

Eram 17:30h e vários lugares já estavam fechados quando cheguei à Central Galeria de Arte, na Mourato Coelho, 751 – enorme galeria com os trabalhos de Gordana Manic e Ricardo Barcellos, um trabalho muito diferente do outro mas com muita sensibilidade.

"SubexPosta" de Leandro Giannotti no RUAA

"Persona" de Keiny Andrade na Agá Presentes

Terminei minha via sacra cultural por aqui, sai satisfeita com a sombrinha na mão pois São Pedro dava sinal que era hora de descansar.