quinta-feira, 13 de março de 2014

Galeria Portfolio apresenta exposição "Serra Catarinense"

março 13, 2014 | por Resumo Fotográfico


Serra Catarinense é a primeira exposição individual do fotógrafo Lucas Pontes, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2011 através de incursões pelos municípios de Bom Jardim da Serra, Urubici e Bom Retiro, em Santa Catarina. O projeto tem por objetivo documentar uma das regiões mais belas e frias do Brasil, que é marcada pela ameaçada floresta com araucária, os exuberantes cânions e a cultura campeira do homem serrano. A abertura acontece nesta sexta-feira (14), na Galeria Portfolio.

As fotos expostas fazem parte do ensaio que recebeu o segundo lugar no concurso franco-brasileiro Prix Photo Web no final de 2013, com mais de 500 participantes.

A exposição conta com 14 imagens impressas em impressora jato de tinta no padrão fine-art, com tinta pigmentada no papel Canson Baryta Photographique 310g, impressas pelo próprio fotógrafo. O tamanho das impressões apresentadas são 60x40cm e panorâmicas 82x34cm e 82x16cm. As cópias estarão à venda, assinadas e numeradas, acompanhadas de certificado de autencidade e durabilidade.

Sobre o artista

Lucas Pontes (Varginha-MG, 1984). Mora em Curitiba desde 1989. É geógrafo formado pela Universidade Federal do Paraná, se especializou em conservação da natureza com atuação em diversos biomas do Brasil. Começou a fotografar em 2002, e, em 2008 ganhou seu primeiro concurso, que fortaleceu sua decisão para se dedicar a fotografia. Desde então, vem produzindo constantemente e participando de diversos cursos, workshops e festivais de fotografia com as principais referências do Brasil e do mundo em suas áreas de interesse.

Se dedica a projetos de longa duração com foco na documentação e conscientização da população sobre a importância da preservação das paisagens e das culturas populares. A mudança de pontos de vista da população sobre determinados temas é seu objetivo, seja na documentação de paisagens e natureza exuberante, seja no registro da beleza do ser humano, mesmo que em condição desfavorável.

Além de Serra Catarinense, dentre seus projetos destacam-se: 1º Planalto (olhar sobre a cidade de Curitiba e região), Refavela (recortes sobre as favelas do Rio) e Litorâneas (perspectivas sobre o litoral paranaense).

  

SERVIÇO

Exposição "Serra Catarinense"
Data: Dia 14 de março, sexta-feira, às 19 horas
Local: Galeria Portfolio - Rua Alberto Folloni, 634, Ahú - Curitiba
Informações: (41) 3252-2540