terça-feira, 22 de abril de 2014

Fotógrafo lança livro com imagens aéreas de Brasília

abril 22, 2014 | por Resumo Fotográfico


Apaixonado pela capital federal, o fotógrafo Bento Viana lançou neste mês o livro “Do céu, Brasília”, com 200 fotos feitas a bordo de um helicóptero. O processo de captação das imagens levou dois anos e quase 100 horas de voo. Os registros foram selecionados dentre 30 mil cliques.

“Do alto, os desenhos de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer fazem mais sentido em minha cabeça”, explica Viana. “O Museu da República visto de cima me trouxe a leveza que o concreto pode ter dentro de toda sua densidade. À tarde, a cidade volta a se colorir para a chegada da noite. As luzes da cidade se acendem, e a Esplanada dos Ministérios parece uma grande pista de pouso.”

O fotógrafo chegou à cidade em 1979, aos 8 anos. Ele afirma que desde então se encantou pelo céu de Brasília, “que parece não ter fim”. Viana também é formado em geografia.

O livro, produzido de forma independente, traz textos dele, da fotógrafa Zuleika de Souza – que assina a curadoria – e do poeta e jornalista Tetê Catalão. As legendas das fotos foram feitas por Patricia Herzog e Tatiana Petra, do projeto Experimente Brasília.

A obra está em exposição no Espaço Gourmet do ParkShopping até o dia 30. São 44 imagens, sendo 26 delas em expositores verticais, com 90 centímetros de altura, e 18 expostas horizontalmente, com a vista de cima, para que os visitantes tenham sensação semelhante à do fotógrafo sobrevoando a cidade.

via CBN