segunda-feira, 19 de maio de 2014

Lançamento do livro “Crônicas do Ateliê” em Aracaju

maio 19, 2014 | por Resumo Fotográfico


No dia 27 de maio de 2014 será lançado, na GAAS – Galeria de Arte Álvaro Santos, o livro “Crônicas do Ateliê”, quando acontecerá também a abertura da exposição “Narrativas Imagética”, de Nailson Moura. O livro e a exposição são parte do projeto “Brotando das mãos”, que é uma pesquisa realizada em campo aberto e tem como objetivo localizar e registrar os esboços aos produtos de artífices, artistas plásticos, artesãos, entre outros que lancem mão da artesania.

O processo de materialização das suas obras e as impressões acerca das próprias atividades estão sendo capturados pelas lentes do fotógrafo e transcritos para livros. “Crônicas do ateliê” é o primeiro livro da série. A ideia de realização desse projeto surgiu nas viagens de Nailson que, atento, observava como as pessoas, distante dos centros urbanos, se utilizavam de recursos técnicos singelos e às vezes relativamente complexos para resolveram, prontamente, suas questões práticas, como a confecção de peças artesanais para uso próprio.

Neste primeiro livro, Nailson Moura captura o maruinense Antônio da Cruz no decurso de seu trabalho no ateliê. São 27 fotografias sequenciais em que o artista é mostrado desenhando, cortando, modelando, lixando, soldando, e polindo, entre outras tarefas, sobre o aço, material com o qual ele faz suas esculturas e telas. Cruz completa 40 anos desenvolvendo suas habilidades no universo das artes visuais. A exposição “Narrativas Imagéticas” e o lançamento do livro “Crônicas do Ateliê” na GAAS são, para Cruz, revestidos de simbolismo, pois nessa galeria de arte o artista participou, em 1974, de sua primeira exposição coletiva, considerada por ele o início da sua carreira. Tendo sido também diretor da galeria entre 2001 e 2005 e participado de várias exposições e até premiado pela GAAS, nunca fez ali uma exposição.

A exposição “Narrativas Imagéticas” estará aberta para visitação pública no período de 28 de maio a 14 de junho de 2014.

Nailson Moura é sertanejo, beradeiro, nascido, no alto sertão sergipano, na bela cidade de Gararu, às margens do Velho Chico. Sua iniciação em fotografia deu-se em 2008. Conheceu as técnicas em curso básico na Escola Focus de São Paulo e aprimorou seus conhecimentos na literatura específica.

De lá para cá, imbuído pelo desejo de fazer e entregue à figuração do seu olhar, Nailson já nos ofereceu oito exposições, contando com fotos publicadas em livros e revistas nacionais. Esse esforço e reconhecimento reforçam seu ímpeto em seguir a trajetória artística, resultando agora nesse novo projeto – “Brotando das Mãos”.

Para conhecer melhor o trabalho de Moura, visite o site: nailsonmoura.46graus.com/portfolio.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Crônicas do Ateliê” – Exposição “Narrativas Imagética” 
Data: 27 de maio às 20h
Visitação: 28 de maio a 14 de junho
Horário: Segunda a sexta-feira de 8h às 18h e aos sábados de 9h às 13h,
Local: Galeria de Arte Álvaro Santos – Praça Olímpio Campos, s/nº, Aracaju
Informações: (79) 3179-1308