terça-feira, 29 de julho de 2014

A invasão dos bichos de estimação no mercado da fotografia

julho 29, 2014 | por Resumo Fotográfico

A fotógrafa alemã Elke Vogelsang ficou famosa por seus ensaios com os próprios cães


Se no ano passado a sensação do mercado foi a fotografia de recém-nascidos (newborn para quem preferir), parece que agora é a vez dos bichos de estimação (ou pets).

O Brasil tem cerca de 106 milhões de animais de estimação, que movimentam um mercado de quase 15 bilhões de Reais. É o segundo maior mercado do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Esses dados são suficientes para explicar porque investir em um estúdio especializado em bichos é bom pra cachorro.

Com três cães em casa, a procuradora federal Dorothy Gesziktr gasta quase 2 mil Reais por mês. “Ele tem que ter uma pessoa pra passear com ele pelo menos três vezes por dia, como eu passeio, uma alimentação legal, veterinário. Um cachorro bem tratado é muito caro”, contou em entrevista ao Jornal da Globo, enquanto passeava com o Hulk, um pit-bull.

Só em São Paulo há pelo menos 10 estúdios especializados, mas o mercado vem crescendo e há quem gaste até mil Reais em um ensaio com seu amigo peludo.

Na semana passada, publicamos uma entrevista com a fotógrafa Annie Luna, que montou o primeiro estúdio especializado em fotografia de animais de estimação de João Pessoa. Ela revelou que paciência é um fator fundamental: "Sempre digo que temos que ir no tempo deles, porque quanto mais os forçamos, mais eles se estressam, e o animal estressado não é legal, eles sofrem e as fotos, os registros, não saem naturais", conta.

Ainda existe pouco material de pesquisa sobre o assunto, mas se você quer entrar nesse meio, uma dica é o site Eduk que já está oferecendo um curso online com esse tema, ministrado pelo fotógrafo Lionel Falcon. Para se inspirar, você pode ainda dar uma conferida no nosso Top 5 com as melhores séries fotográficas com cães.