domingo, 5 de abril de 2015

Palácio das Artes recebe exposição do fotógrafo Assis Horta

abril 05, 2015 | por Resumo Fotográfico


A partir da próxima quarta-feira (8), a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, recebe a exposição "Assis Horta: Retratos", que traz o resultado 200 retratos feitos pelo fotógrafo, hoje com 97 anos, durante as décadas de 1930 e 1950 em estúdio fotográfico que mantinha em Diamantina.

Os registros em 3×4 de Horta remontam um período decisivo da história da fotografia brasileira. Cidadãos que até então nunca haviam tirado uma foto tiveram de ser fotografados para obter a Carteira de Trabalho. Todos esses retratos montam um mosaico social da classe trabalhadora da cidade de Diamantina, conferindo à exposição uma historicidade singular.

Com curadoria de Guilherme Horta, o trabalho foi congratulado com o XII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da FUNARTE 2012.

Estúdio

Além das fotografias, será apresentada uma instalação na qual será reproduzido o estúdio fotográfico do Assis Horta. Como na época, haverá uma cadeira de palhinha, um tapete e o fundo pintado a mão reproduzido tal como era usado por Horta, medindo 230cm x 320cm.

Ali o público poderá realizar novas imagens inserindo os visitantes no contexto da exposição. A mostra terá, ainda, uma vitrine onde estarão caixas de filmes antigos, envelopes de pedido de fotos de Assis Horta, entre outras relíquias.

SERVIÇO

Assis Horta: Retratos
Data: de 8 de abril a 7 de junho
Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard
Informações: (31) 3236-7400