segunda-feira, 20 de julho de 2015

Rio recebe a exposição 'Desordem' de Fernanda Chemale

julho 20, 2015 | por Resumo Fotográfico

A Galeria do Ateliê e Fotorio 2015 inauguram no dia 24 de julho, às 19h, 'Desordem', mostra fotográfica da premiada artista gaúcha Fernanda Chemale e poemas de Gisela Rodriguez.

  

'Desordem' propõe uma narrativa simbólica do homem contemporâneo dentro de uma atmosfera atemporal de solidão e desordem. O resultado são relações entre passado, presente e futuro que enfatizam um plano suspenso, quimérico e fabuloso, oferecendo um retrato do cenário urbano de uma sociedade permeada por relações interpessoais falidas e interligadas por medos, imaginações, emoções e modos de vida.

Concebidas originalmente para o livro do mesmo nome, a exposição apresenta vinte cenas icônicas de Fernanda Chemale que serão narradas na mesma noite por Gisela Rodriguez com as leituras dos poemas que conversam com as imagens da exposição.

Nas 144 páginas do livro 'Desordem' os poemas de Gisela Rodriguez desafiam a ordem da existência humana e pessoal, assim como política e social, insinuando um protagonista oculto, um anti-herói em busca da liberdade que acredita ainda ser possível observando a sociedade ao redor e a desordem de sentimentos. Já as imagens de Chemale são formadas por personagens arquetípicos que representam um inconsciente coletivo histórico que estão em vertigem evocando um universo dramático em contraponto ao discurso cotidiano e fragmentado da cidade.

Sobre 'Desordem', o curador e pesquisador Titus Riedl afirma: “a fotografia de Fernanda dialoga com a poesia de Gisela, aberta em seus desfechos, livre em suas associações, numa atitude lúdica e cheia de imaginação. Para deleite do leitor e do espectador, seus olhares sempre são acompanhados por um leve ar libertador, um elemento emblemático de seu trabalho e que parece ser uma compreensão do momento atual: dedicar-se ao seu mundo com paixão e ironia”.

SERVIÇO

Exposição e lançamento do livro 'Desordem'
Abertura: dia 24 de julho de 2015 às 19h
Visitação: até dia 26 de setembro de 2015
Horários: segunda a sexta de 10h às 21h e aos sábados de 10h às 17h
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Avenida Pasteur, 453, Urca
Informações: (21) 2541-3314 | www.ateliedaimagem.com.br