quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Como fotografar raios em 12 passos

As vezes as coisas que nos parecem ser as mais difíceis acabam sendo as mais fáceis. Um exemplo disso são as fotos de raios e tempestades. Muitos fotógrafos amadores e principiantes acham que é tão difícil de conseguir que sequer se propõem a tentar. Muitos se fazem a seguinte pregunta “Como é possível fotografar um raio sendo este tão rápido?”

Neste tutorial você verá como fotografar raios e tempestades com facilidade, seguindo 12 passos:
  1. Carregue a bateria de sua câmera ao máximo.
  2. Coloque em sua câmera uma objetiva grande angular e ajuste em uma distância focal de 18mm ou menos.
  3. Coloque sua câmera em modo manual (M).
  4. Selecione uma abertura de diafragma em um valor f/ entre 11 e 16.
  5. Selecione uma velocidade de obturação de 30 segundos ou mais.
  6. Desative o flash.
  7. Escolha um modo de disparo de “disparador remoto”. Se não possui um disparador remoto, utilize o disparo com atraso de 2 segundos por exemplo.
  8. Busque e enquadre uma boa paisagem. Controle bem a composição.
  9. Coloque sua câmera em um tripé firme e se assegure que não se mova ou tenha vibração.
  10. Espere um momento generoso com muitos raios.
  11. Quando comece a ver os raios, dispare. Da igual se no momento preciso do disparo não tenha raios, não importa, sua câmera estará registrando a foto durante 30 segundos, neste tempo haverá ao menos 1 ou 2 raios.
  12. Enquanto estiver fazendo a captura desta foto em longa exposição, assegure-se de não tocar a câmera, e que esta não sofra vibrações. Sim, esta foto será fascinante, mas por favor contenha sua alegria, se saltar de felicidade pode ser que derrube a câmera sem querer, e fique sem a foto e sem a câmera.
Nada mais, é isto. Viu como é fácil? Se quiser você também poderá mostrar fotos magníficas retratando a força da natureza, os raios.

Fonte: Blog del Fotógrafo
Tradução: Flavio Franco

COMUNICAR ERRO

3 comentários:

  1. Eu tenho um trigger que facilita muito tudo isso.
    Com a vantagem que ele permite que eu fotografe raios mesmo durante o dia.

    ResponderExcluir
  2. Outra forma é colocar no modo B (bulb - ao invez do M)
    Deixe o ISO baixo também,
    DIspare e deixe capturando, quando der um raio bonito, vc para a captura.