quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Projeto fotográfico distribui câmeras para população de rua

novembro 05, 2015 | por Resumo Fotográfico

Imagem realizada durante o projeto "Meu Olhar Meu Mundo" (André Luiz/Pontos de Vista/Reprodução)

Na última terça-feira (3), mais de 50 pessoas em situação de rua receberam câmeras fotográficas descartáveis para registrar a cidade de São Paulo. A iniciativa faz parte do projeto "Minha São Paulo - O olhar da cidade pela população em situação de rua", realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da capital paulista.

Durante dois dias, os escolhidos produziram 24 fotos que serão avaliadas por uma comissão julgadora que selecionará as 20 melhores para uma exposição. Dentre elas, 13 serão escolhidas para compor um calendário que será apresentado no 3º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, em dezembro.

A exposição fotográfica será aberta ao público, que poderá votar para ajudar a escolher as imagens que irão para o calendário. Os autores das fotografias escolhidas receberão prêmio de R$ 100 e o calendário será vendido pelas organizações não governamentais (ONGs) parceiras do projeto. O dinheiro da venda será destinado a projetos de arte e cultura para a população em situação de rua da cidade.

O  projeto é organizado pela rede With One Voice, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e as ONGs inglesas People’s Palace Projects e Streetwise Opera, o British Council e Calouste Gulbenkian Foundation. Seu surgimento se deu no Reino Unido, por meio da organização Café Art.

Segundo Jan Onnszko, que representa um dos parceiros da iniciativa no Brasil, o objetivo é ajudar as pessoas a se apropriar das cidades onde vivem, já que, muitas vezes, elas sentem excluídas. “Elas se dão conta de que podem tirar fotos e têm talento, porque vai virar um produto vendido. Isso ajuda a aumentar a autoestima e confiança de que são capazes. Não temos ideia do que a população de rua de São Paulo vai fotografar, porque o olhar varia de uma cidade para outra. Não temos ideia do que virá, mas nossa expectativa é boa, pelo que ouvimos hoje. As pessoas estão animadas e com várias ideias.”

Fonte: Agência Brasil