
As vezes as coisas que nos parecem ser as mais difíceis acabam sendo as mais fáceis. Um exemplo disso são as fotos de raios e tempestades. Muitos fotógrafos amadores e principiantes acham que é tão difícil de conseguir que sequer se propõem a tentar. Muitos se fazem a seguinte pregunta “Como é possível fotografar um raio sendo este tão rápido?”
Neste tutorial você verá como fotografar raios e tempestades com facilidade, seguindo 12 passos:
- Carregue a bateria de sua câmera ao máximo.
- Coloque em sua câmera uma objetiva grande angular e ajuste em uma distância focal de 18mm ou menos.
- Coloque sua câmera em modo manual (M).
- Selecione uma abertura de diafragma em um valor f/ entre 11 e 16.
- Selecione uma velocidade de obturação de 30 segundos ou mais.
- Desative o flash.
- Escolha um modo de disparo de “disparador remoto”. Se não possui um disparador remoto, utilize o disparo com atraso de 2 segundos por exemplo.
- Busque e enquadre uma boa paisagem. Controle bem a composição.
- Coloque sua câmera em um tripé firme e se assegure que não se mova ou tenha vibração.
- Espere um momento generoso com muitos raios.
- Quando comece a ver os raios, dispare. Da igual se no momento preciso do disparo não tenha raios, não importa, sua câmera estará registrando a foto durante 30 segundos, neste tempo haverá ao menos 1 ou 2 raios.
- Enquanto estiver fazendo a captura desta foto em longa exposição, assegure-se de não tocar a câmera, e que esta não sofra vibrações. Sim, esta foto será fascinante, mas por favor contenha sua alegria, se saltar de felicidade pode ser que derrube a câmera sem querer, e fique sem a foto e sem a câmera.
Nada mais, é isto. Viu como é fácil? Se quiser você também poderá mostrar fotos magníficas retratando a força da natureza, os raios.
Fonte: Blog del Fotógrafo
Tradução: Flavio Franco
Fonte: Blog del Fotógrafo
Tradução: Flavio Franco