domingo, 9 de julho de 2017

Fotos Históricas: Greve Geral de 1917

julho 09, 2017 | por Cid Costa Neto


Há 100 anos, em julho de 1917, acontecia a primeira Greve Geral no Brasil. Uma onda de greves promovidas por organizações operárias tiveram início em duas fábricas têxteis de São Paulo. Com a adesão dos servidores públicos, as greves rapidamente se espalham por toda a cidade. Logo elas se estenderam ao Rio de Janeiro e outros estados, principalmente ao Rio Grande do Sul.

Em 9 de julho, um agrupamento de policiais à cavalo foi enviado para reprimir os protestos que aconteciam na porta da fábrica Mariângela, no Brás, resultando na morte do jovem espanhol José Martinez. Seu funeral atraiu uma multidão que atravessou a cidade acompanhando o corpo até o cemitério do Araçá, onde foi sepultado.


Indignados e já preparados para a paralisação, os operários da indústria têxtil Cotonifício Crespi, na Mooca, entraram em greve, e logo foram seguidos por outras fábricas e bairros operários. Três dias depois mais de 70 mil trabalhadores aderiram a greve. Armazéns foram saqueados, bondes e outros veículos foram incendiados e barricadas foram erguidas em meio às ruas.

As paralisações foram concluídas com um aumento imediato de salário e a promessa dos patrões de que as demais exigências seriam estudadas. A grande vitória foi o reconhecimento do movimento operário como instância legítima, obrigando os empresários a negociar com os proletários e a considerá-los em suas decisões.