quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Lançamento do livro 'Jardins da Arara de Lear', em BH

outubro 05, 2017 | por Resumo Fotográfico

O fotógrafo João Marcos Rosa e o escritor Gustavo Nolasco remontam a saga pela descoberta da arara-azul-de-lear e contam a história de resistência de cientistas e sertanejos na defesa da espécie

Um dos maiores enigmas da Ornitologia mundial estava no Brasil, mais precisamente no sertão da Bahia, bem próximo à quase mitológica cidade de Canudos. Foi lá, que em 1979, o naturalista alemão Helmut Sick encontrou a arara-azul-de-lear (Anodorynchus leari), uma espécie que passou misteriosa por 250 anos. Uma história repleta de tentativas frustradas de descoberta, expedições pelos grotões do Brasil e principalmente, marcada pela resistência dos sertanejos.

O livro “Jardins da Arara de Lear”, do fotógrafo João Marcos Rosa e do escritor Gustavo Nolasco, ambos do coletivo mineiro Nitro Imagens, refaz a saga de Sick e conta a história das mulheres e homens sertanejos, de sangue ou alma, que lutam pela preservação dessa espécie ainda em perigo de extinção.

Por quase um ano, João e Gustavo percorreram toda a região do sertão da Bahia, onde o alemão encontrou as primeiras pistas da existência da arara-azul-de-lear. Passaram pelos paredões e grotões da caatinga nas cidades de Jereamoabo, Euclides da Cunha, Paulo Afonso e Canudos. Percorreram também o temido Raso da Catarina, uma das áreas mais áridas do Brasil. Trouxeram imagens e histórias de personagens sertanejos que ajudaram e ainda lutam para preservar essa espécie única da fauna brasileira.



O fotógrafo e diretor Bruno Magalhães acompanhou a dupla de autores durante o trabalho de pesquisa​ e prepara uma adaptação do livro​ para uma produção cinematográfica.

“Folheando as páginas do livro, percebo como a busca incansável por imagens do João e o desvendar de histórias épicas do Gustavo revelam uma causa muito maior do que a luta em prol de uma espécie em risco de extinção. Enxergo nesta obra um desejo de se preservar cultura, costumes e ideais. Tudo que a sobrevivência desta arara nordestina envolve. Narrativas sertanejas de luta e resistência, que, mesmo ásperas e duras, soam encantadoras e inspiradoras”, relata Bruno.

O livro é ​uma iniciativa do Projeto Jardins da Arara de Lear​, que vem trabalhando pela preservação e ampliação das áreas de alimentação da arara-azul-de-lear na caatinga. Após São Paulo e Belo Horizonte, o livro ainda será lançado nos municípios baianos de Canudos, Euclides da Cunha e Feira de Santana.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Jardins da arara de lear”
Data: 7 de outubro 2017, de 11h às 15h
Local: Livraria Scriptum – Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi
Informações: atendimento@nitroimagens.com.br
Publicado em: