quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Fotolivro compila imagens eróticas criativamente censuradas

outubro 04, 2017 | por Resumo Fotográfico

Com o seu novo livro, "Censored", Tiane Doan Na Champassak traz à luz a censura criativa das revistas adultas tailandesas de décadas passadas

Durante muito tempo, as leis de censura na Tailândia fascinaram Tiane Doan Na Champassak. O artista visual, que tem parte de seu trabalho baseado na cultura tailandesa, acumulou uma vasta coleção - 4.000 - de revistas eróticas tailandesas das décadas de 1960 e 70. Uma vez que os retratos de nudez impressos não eram permitidos quando foram publicados, as imagens nas revistas foram parcialmente cobertas - mas de maneiras surpreendentemente criativas.

A coleção de Champassak é a base de seu último livro, "Censored". "Eu venho colecionando este material desde 2010, que foi o tempo que eu estava trabalhando no meu primeiro livro auto-publicado 'The King of Photography', também um livro sobre apropriação e a Tailândia", disse Champassak à revista AnOther. Enquanto os livros de fotos anteriores viram o criador de imagens adicionar suas próprias marcas de censura às imagens, "Censored" oferece um olhar retrovisor sobre as técnicas originais. "Esta é a primeira vez que estou mostrando essas fotografias dessa forma", continua Champassak. "No ano passado, eu soltei um livro chamado Siam's Guyem que incluí todas as fotografias da revista original, aplicando censura em todas as imagens. Desta vez eu revertei o ato, mostrando apenas os belos detalhes censurados à mão que estavam escondidos debaixo das minhas gravuras".


Beleza talvez não seja a primeira palavra que se lembra quando se consideram periódicos eróticos, mas as impressões cuidadas e muitas vezes intrincadas sobrepostas desses nus são exatamente isso. Removidos do contexto original, são imbuídos de um significado totalmente novo. É esse o processo ao qual Champassak é atraído; "Eu acho reciclar imagens existentes tão emocionante e vital quanto fazer fotografias com uma câmera", diz ele. "Como John Baldessari disse uma vez,'é como palavras, são coisas que usamos'. Então, o desafio é dar sentido a este interminável vocabulário visual, esperando apenas ser recontextualizado em uma nova luz".

As imagens de arquivo apresentadas em "Censored" possuem elementos de kitsch; Os gráficos sacarínicos, como doilies ou corações, escondem os seios com uma ingenuidade subversiva. Talvez isso venha da época - Champassak observa que as últimas décadas viram uma evolução das atitudes em torno da censura e da sensualidade, embora não necessariamente positiva. "Sempre fiquei fascinado com o fato de nossas sociedades estarem se tornando cada vez mais puritanas sobre sexo e nudez e, ao mesmo tempo, cada vez mais violentas", afirma. "É absurdo estar continuamente confrontado com a violência na TV, nos filmes, na internet, e outros, e ter que cobrir nossas belas partes do corpo que são consideradas prejudiciais".











Fonte: AnOther
Publicado em: