quinta-feira, 19 de abril de 2018

Utópica recebe a exposição "1968: A Passeata dos Cem Mil"

abril 19, 2018 | por Resumo Fotográfico

Galeria reúne imagens históricas do fotojornalista Evandro Teixeira

Evandro Teixeira

Neste sábado (21), a Galeria Utópica recebe a exposição "1968: A Passeata dos Cem Mil", que reúne imagens de Evandro Teixeira, um dos maiores fotojornalistas brasileiros. A mostra fica em cartaz até 16 de maio, com entrada gratuita.

Em março de 1968, no Rio de Janeiro, em pleno regime militar, a polícia invadiu o restaurante universitário onde os estudantes protestavam contra o aumento dos preços e no confronto, com um tiro a queima roupa, matou Edson Luís de Lima Souto, um estudante secundarista de 18 anos de idade. Esse foi o estopim que durante os meses seguintes semeou uma série de manifestações espalhadas pela cidade, violentamente reprimidas pelo exército, a polícia e os grupos paramilitares a serviço do Estado militar. Os protestos culminaram no dia 26 de junho com uma grande marcha que tomou conta do centro da cidade e que ficou conhecida como “A passeata dos Cem Mil”.

Evandro Teixeira, um dos maiores fotojornalistas brasileiros, então a serviço do Jornal do Brasil, foi encarregado de cobrir a manifestação. As cerca de vinte fotografias que a galeria Utópica apresenta são algumas das mais célebres e marcantes da história da luta pelos direitos civis durante o longo regime militar que se instaurou no Brasil em 1964 e perdurou até 1985. A marcha do exército e a cavalaria contra os manifestantes; a multidão que como um verdadeiro mar de gente carrega a faixa "Abaixo a ditadura" e os grupos solidários de pessoas sentadas nas escadas ou de braços dados caminhando, entre os quais se mesclam artistas e intelectuais. Essas imagens, que hoje reverberam mais do que nunca, nos fazem olhar para 1968, cinquenta anos depois, com o mesmo olhar com que olhamos para o mundo nos dias atuais - o olhar dos jovens que não se conformam, um olhar à procura de um mundo mais justo.

SERVIÇO

Exposição "1968: A Passeata dos Cem Mil"
Abertura: 21 de abril de 2018, de 11h às 17h
Período: de 21 de abril a 26 de maio de 2018
Horário: de terça a sexta, de 11h às 19h; sábados e feriados, de 11h às 17h
Local: Galeria Utópica - Rua Rodésia, 26 - Vila Madalena, São Paulo/SP
Informações: (11) 3037-7349 | www.utopica.photography