segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Fotolivro reúne imagens do amanhecer no Rio de Janeiro

fevereiro 11, 2019 | por Resumo Fotográfico


Há mais de cinco anos, o fotógrafo carioca Carlos Monteiro acorda cedo para “colher” imagens do amanhecer de diversos pontos e ângulos do Rio de Janeiro. Subindo prédios, escalando montanhas, pedras, antenas e até em árvores. Caminhando pela areia, em águas salgadas ou doces, desbravando a floresta tropical e a selva de pedra urbana, seu olhar atento percebe a cidade como nunca antes foi clicada e mostrada.

Editado por Carlos Leal e publicado pela Barléu Editora, seu segundo livro, “Rio ao Amanhecer”, é uma fotogaleria impressa que retrata uma cidade bucólica ao acordar e seus amanheceres, em mais de 80 imagens. São os primeiros raios do Sol dando um brilho, um colorido mais especial ao Rio. As fotografias foram realizadas em ângulos inusitados com cores, nuances e sombreamentos pouco percebidos no dia a dia.

Com apresentação dos jornalistas Chantal Brissac e Joaquim Ferreira dos Santos, do cineasta Sylvio Back e textos, do também fotógrafo, Frederico Mendes, Rio ao Amanhecer é obra obrigatória na prateleira, mesa ou estante, daqueles que amam o Rio de Janeiro.


Sobre o autor

Fotojornalista, desde 1975, Carlos Monteiro trabalhou em alguns dos principais veículos nacionais, incluindo Revista O Cruzeiro, Jornal dos Sports, na antológica Glória e História do Rock e para a primeira revista dedicada ao tema fotografia do Brasil: Foca.

Com ensaios publicados no Jornal O Globo, Revista sãopaulo, Revista 29 Horas, se destaca pela sutileza e ângulos diferentes com que vê a Cidade Maravilhosa. No Jornal O Dia publicava, diariamente, a fotogaleria, "Alvoradas Cariocas", retratando o amanhecer de algum ponto do Rio.

Autor fotográfico de “Rio: estado de espírito”, que conta a história dos fantasmas cariocas. Atualmente é colunista de Baixa Gastronomia, publicitário na Agência Saravah e realiza ensaios do cotidiano das cidades.

FICHA TÉCNICA

Rio ao Amanhecer
de Carlos Monteiro

Editora Barléu

25x22,5cm
144 páginas
ISBN: 978-85-89365-57-4
2018
Publicado em: