quarta-feira, 27 de março de 2019

Sonia Guggisberg inaugura a mostra “Silêncios”, em Atenas

março 27, 2019 | por Resumo Fotográfico


Nesta quarta-feira (27), a artista paulistana Sonia Guggisberg inaugura a exposição “Silêncios”, na Embaixada do Brasil em Atenas, na Grécia.

Com curadoria de Christine Greiner, a exposição apresenta um conjunto de obras instalativa. Entre elas, a instalação “Travessia”, com projeção e som com cantos gravados nos campos de refugiados e mapas com os desenhos de seus trajetos percorridos até a Grécia.

Serão exibidos ainda 2 filmes: “Ponto de Encontro” e “Campo Skaramanga”, que traz imagens captadas dentro dos campos de refugiados Kastikas (Ioanninna no norte da Grécia) e Skaramanga (Atenas), e mostra o estado de suspensão que se apresenta dentro dos campos.

O projeto expositivo é motivado pela experimentação na produção artística documental e busca linguagens que possam traduzir formalmente a necessidade de interrogar a presença do silêncio intelectual a respeito do gigante deslocamento humano e refúgio contemporâneo.

A pesquisa de Sonia Guggisberg diz respeito ao redesenho de identidades empreendido por milhares de migrantes que deixam a terra natal e se lançam ao mar, sem certezas nem destino. A desconstrução de suas singularidades é inevitável e com ela, a necessidade de transformação.

SERVIÇO

Exposição “Silêncios”, de Sonia Guggisberg
Data: de 27 de março a 17 de maio 2019
Local: Embaixada do Brasil em Atenas – Vasilissis Sofias, 23, Atenas, Grécia