quarta-feira, 24 de abril de 2019

As câmeras do World Press Photo 2019

abril 24, 2019 | por Resumo Fotográfico


O prestigiado concurso de fotojornalismo World Press Photo anunciou seus vencedores de 2019. Os metadados da câmera compartilhados ao lado das fotografias proporcionam uma visão de qual equipamento os principais fotojornalistas do mundo estão usando no momento.

O site de fotografia espanhol Photolari reuniu todos os dados e publicou um detalhamento das marcas, sistemas, câmeras e formatos de sensores usados ​​este ano.

Embora a Nikon tenha surpreendentemente conquistado a coroa da Canon em 2018, com 52% de representação entre as fotos vencedoras, em comparação com os 30% da Canon, o tempo da Nikon no topo não durou muito. Este ano, a Canon revidou e ficou atrás de 46,4% das fotos vencedoras, em comparação com os 36,8% da Nikon.



Embora a Sony tenha dado grandes passos no mercado de câmeras no último ano - ela se tornou a número 1 em câmeras full-frame nos EUA no ano passado - seu uso pelos fotojornalistas do World Press Photo não mudou. Apenas um único fotógrafo finalista confirmou ter usado uma câmera da Sony (a a7R II) para seu trabalho.

As DSLRs ainda dominam o cenário do fotojornalismo: 71,1% das fotos principais foram gravadas com elas, enquanto que as mirrorless representou apenas 4,4% das fotos para as quais havia dados disponíveis.

Em termos de câmeras individuais, a Canon 5D Mark IV , a Canon 5D Mark III, a Nikon D5 , a Canon 1DX Mark II e a Nikon D850 foram as cinco principais ferramentas de escolha. E na área do tamanho do sensor, o full frame ainda é, compreensivelmente, o formato preferido.




Você pode ver como os principais equipamentos de câmera usados ​​nas fotos do World Press Photo foram alterados, verificando os desdobramentos em 2018 e 2017.