terça-feira, 28 de maio de 2019

Exposição “Cuba Hoy” revela o olhar de fotógrafos amadores

maio 28, 2019 | por Resumo Fotográfico

As fotografias foram realizadas durante uma expedição pela ilha caribenha

O mais conhecido club cubano da cidade, o Azucar, promove a partir do dia 30 de maio a exposição Cuba Hoy em parceria com a Travessia Expedições, uma agência de viagens especializada em roteiros fotográficos. A exposição traz fotos que mostram as diferentes percepções do que é a Cuba atual, através dos olhares dos participantes desta viagem. “Cada um, por meio de uma câmera fotográfica, pôde expressar seu particular ponto de vista de um país tão complexo quanto polêmico” completa Nataja Vidal, uma das idealizadoras do projeto.

Cuba foi escolhida por ter um potencial imaginário muito grande. É um país muito colorido, com um povo muito receptivo e caloroso, além de ser um grande museu a céu aberto. Um verdadeiro paraíso para qualquer fotógrafo de rua. Entre os participantes estão Nataja Vidal e Tom Alves (sócios da Travessia Expedições), além de Simone Dario, Renata Soares, Luciana Ferraz, Rosana Souto Jacobina, Rosangela Nunes, Cristiane Oshima, Edna Maria Bloomfield Gama Coutinho, Patrícia Lage Simões, Matheus Cunha e Mariza Freitas. Todos são amadores e trouxeram para a exposição seus olhares sobre as cidades visitadas de Santa Clara, Trinidad, Havana e Viñales.

“Cuba Hoy” traz um olhar coletivo e atual sobre Cuba, que é um país tão fascinante e paradoxal, através de um grupo heterogêneo, composto por pessoas de diferentes faixas etárias e distintos direcionamentos políticos e ideológicos. Com isso, consegue reunir as percepções adquiras durante uma imersão cultural e fotográfica, realizada em março de 2019.

“Tentamos abranger uma vasta gama de vivências, justamente para que nossos viajantes pudessem se aprofundar na cultura e modo de vida dos cubanos. Na fotografia documental, isto é de suma importância. Portanto, nos hospedamos em casas de moradores e hotéis. Nos locomovemos em carros da década de 50, táxis coletivos e particulares, além de ônibus privativos. Experimentamos desde comida de rua ou de casas particulares até alta gastronomia cubana. Caminhamos dezenas de quilômetros por ruas, avenidas, vielas e estradas de barro. Conhecemos admiradores e críticos ao sistema socialista. Visitamos fazendas, academias de boxe, museus, dançamos salsa, jazz latino e sobretudo, conversamos muito com o povo local” conta Tom Alves.

As imagens da “Cuba Hoy” serão vendidas por R$500 e todo o lucro arrecadado será destinado à doação de casas de apoio à refugiados. Os interessados deverão entrar em contato com Simone Dario pelo telefone (11 99183 1677) ou no Instagram (@travessiaexpedicoes). O evento acontece até dia 30 de junho e depois dessa data os compradores receberão as obras em 10 dias.

SERVIÇO

Exposição “Cuba Hoy”
Data: de 30 de maio a 30 de junho de 2019
Horário: a partir das 19h
Local: Azucar Club Cubano - Rua Doutor Mário Ferraz, 423, São Paulo/SP