quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Casa Voa recebe a exposição “Corpo-Risca”

setembro 12, 2019 | por Resumo Fotográfico

Patricia Gouvêa

No próximo sábado, 14 de setembro, a Casa Voa recebe a exposição “Corpo-Risca”, com as artistas Maria Baigur e Patricia Gouvêa. Com curadoria de Keyna Eleison, o projeto surgiu a partir de uma visita que o artista Antonio Bokel, residente da Casa Voa - espaço no Rio de Janeiro que reúne os ateliês de diferentes artistas -, fez aos ateliês das artistas Maria Baigur e Patricia Gouvêa.

Os trabalhos atuais de Maria, “Adorno” e “Compliance”, que compõe uma pesquisa sobre censura (ao feminino) na cultura visual contemporânea, instigaram Patricia a rever uma série realizada há 15 anos, “Fenda”. Um trabalho no qual a artista usa filmes vencidos, uma velha Rolleiflex e seu corpo para falar de vida, morte e transmutação. Auto-censurado tempos atrás, Patricia apresenta agora a série fotográfica na íntegra, acompanhada de um livro de artista homônimo e do vídeo “Retrato da Artista Quando Espiral”.

Keyna Eleison, curadora da exposição, propôs, então, que juntas se arriscassem: costurou as proximidades e estranhamentos entre os dois trabalhos. Em “Corpo-Risca”, fotografias, vídeos e objetos percorrem a Casa Voa como uma possibilidade de escrita. Seus trabalhos desenham pelo espaço, traçam dinâmicas, desenhos e textos sobre liberdade e liberação.

SERVIÇO

Exposição “Corpo-Risca”, de Maria Baigur e Patricia Gouvêa
Abertura: 14 de setembro de 2019, de 16h às 21h
Conversa com as artistas: 28 de setembro de 2019, às 16h
Visitação: até 26 de outubro de 2019, sob agendamento (contatocasavoa@gmail.com)
Local: Casa Voa - Rua Marquês de São Vicente 458 Gávea, Rio de Janeiro