sexta-feira, 13 de maio de 2011

Exposição de Guy Bourdin no MAC-RS

maio 13, 2011 | por Cid Costa Neto

Está aberta a partir dessa sexta feira, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, a retrospectiva do fotógrafo francês Guy Bourdin (1928 – 1991), colaborador da revista Vogue francesa entre as décadas de 1950 e 1980 e que fez memoráveis imagens em sua parceria com a marca de sapatos Charles Jourdan.

Foto: Guy Bourdin / Reprodução.
Considerado um dos nomes mais inovadores da fotografia de moda, Bourdin foi influenciado diretamente pelo movimento artístico Surrealista, tornando-se inclusive pupilo de Man Ray. Posteriormente virou referência para grandes fotógrafos atuais, como David LaChapelle e Terry Richardson. Ficou menos conhecido, no entanto,  do que alguns de seus contemporâneos, como Helmut Newton.

Diferentemente de outros de seus colegas, Bourdin nunca publicou um livro enquanto viveu. Tampouco vendeu fotografias. Só depois de sua morte, e resolvidas as questões do espólio, é que o público mais amplo teve acesso a sua obra. Isso ocorreu por volta dos anos 2000 – explica Bernardo de Souza, coordenador  do programa educativo da exposição.

O museus está localizado no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre. Os horários para visitação são: Segundas de 14h as 21h, terças a sextas de 10h as 21h e nos fins-de-semana, de 12h as 21h.

Fonte: Zero Hora