sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Dúvida do leitor: Câmeras para Odontologia

agosto 05, 2011 | por Rodrigo Jordy

Essa semana o Resumo Fotográfico recebeu alguns e-mails de dentistas com dúvidas sobre quais seriam os equipamentos mais indicados para fazer o registro dos seus casos clínicos.
"Olá, sou dentista e gostaria de saber como comprar uma camera que desse pra ser usada em consultorio, onde as fotos não sairiam com distorção de imagem..."
Quando se fala em fotografia para uso em consultórios dentários se pensa logo em macro ou close-up e há câmeras, lentes e filtros para esta finalidade. Podem ser seguidos vários caminhos diferentes, alguns caros, outros nem tanto mas todos realizando com precisão a finalidade para os quais são destinados e vou tentar explicar aqui alguns deles.

Câmeras compactas

Existem várias câmeras compactas que fazem o chamado macro a 1cm, o que quer dizer que você pode ficar com a lente até a 1cm do motivo a ser fotografado e o foco sairá perfeito usando a função macro. As câmeras da marca canon costumam ser as melhores neste quesito mas neste caso, é importante também possuir uma lente clara com aberturas entre 1.8 e 2.8 e os modelos indicados seriam Canon G12, Panasonic LX5, Olympus XZ1, Nikon P7000 e Samsung EX1 (ou TL500). Câmeras superzoom não são indicadas para este tipo de fotografia.

Olympus XZ1 com macro de 1cm e abertura 1.8/ The Photography Blog

Câmeras reflex

Câmera reflex com filtro close-up: As câmeras reflex possuem uma qualidade muito maior que as compactas, porém, sempre implicam em mais gastos como lentes sobressalentes e outros acessórios, e o macro não pode ser feito como nas câmeras compactas pois não há essa aproximação da lente, nas reflex não tem como fazer o foco. Então, pode-se adquirir filtros close-up para serem acoplados à frente da lente e possuem uma numeração que pode ser 1, 2, 4 e quanto maior este número, maior a aproximação que sua lente terá do motivo a ser fotografado. Afeta um pouco a qualidade da lente usada mas, ainda assim, os resultados são bem satisfatórios. Lembrando que os filtros devem ser comprados de acordo com o diâmetro da lente para fazer o encaixe perfeito e podem ser usados em conjunto, um sobre o outro.

Filtros close-up Hoya / Divulgação

Câmera reflex com lente macro: Eis a opção mais cara e também a que entrega maior fidelidade de imagem. Lentes macro são produzidas com o intuito de mostrar pequenos detalhes que não podem ser vistos com lentes comuns. Lentes macro mais "populares" seriam para reflex Canon as EF 50mm f/2.5 Compact Macro, EF-S 60mm f/2.8 Macro USM e EF 100mm f/2.8 Macro USM; e para Nikon as AF Micro-Nikkor 60mm f/2.8G ED, AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR e AF-S VR Micro-Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED.
Objetiva Canon 50mm f/2.5 macro / Divulgação
Objetiva Nikon 60mm f/2.8 Micro / Divulgação
No caso das câmeras reflex tanto usando filtros close-up quanto lentes macro é preciso respeitar a distância mínima de foco que normalmente vem escrita na própria lente ao lado do desenho de uma flor que é o símbolo universal do macro. Ainda há a possibilidade de usar flash circular ou flash macro em volta da lente que não custa nada barato, mas se houver uma boa iluminação no local dá pra fazer sem flash ou com o flash normal da câmera mesmo. As câmeras reflex não precisam ser necessariamente as mais caras pois o mais importante são as lentes, na Canon há as boas opções T3 ou 1100D e T2i ou 550D; e na Nikon os modelos D3100 e D90 são excelentes opções.


Tem alguma dúvida a respeito de equipamentos ou técnicas fotográficas? Envie uma mensagem para contato@resumofotografico.com