segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Máquina do tempo: Miethe's Dreifarben

fevereiro 06, 2012 | por Cid Costa Neto

Miethe's Dreifarben foi uma câmera de três cores projetada pelo Dr. Adolf Miethe e construída pela empresa Bermpohl, de Wilhelm Bermpohl, em 1903, na Alemanha. O conceito da construção da câmera baseava-se na ideia sugerida em 1855 por James Clark Maxwell, que separava a luz em três cores principais e testada em 1861 por Thomas Sutton, no que viria a ser a primeira fotografia colorida da história.

O modelo de Miethe tinha corpo construído em madeira de mogno, objetiva em sistema de fole e era apoiada sobre um tripé. Para o registro, utilizava placas de vidro sensibilizadas que eram fixadas em um suporte especial que deslisava através da câmera durante as exposições. Sobre cada filme eram colocados filtros coloridos: vermelho, verde e azul. Cada filtro de luz proporcionava negativos com tons de cinza em espectros de cores diferentes.

Ilustração do Dr. Victor Minachin
Como na época não havia ainda uma maneira prática de imprimir uma fotografia a cores, para tornar as fotos visíveis os negativos de vidro eram revelados em positivos e então projetados através de um aparelho específico chamado Chromascope, que projetava cada imagem em sua respectiva cor e espectro nas cores em que foram registradas (vermelho, verde e azul). Quando somadas as três luzes projetadas em uma parede ou tela, era gerada então uma única imagem colorida.

O cientista e fotógrafo russo Sergey Prokudin-Gorsky, que trabalhou no laboratório Miethe desenvolveu, a partir do modelo alemão, sua própria câmera de três cores e ficou conhecido por ser a primeira pessoa na história a utilizá-la comercialmente.

Processos: negativo, positivo, filtros e sobreposição / 3color.ucw.cz


Fontes:
  1. 5th Exhibition. Šechtl a Voseček Museum of Photography
  2. The Three-Color Photography. Foto TV
  3. Early Color Photographic Expeditions and Processes. Scott's Photographica Collection
  4. Bermpohl Dr. Miethe's Three-Color Camera. LiveAuctioneers
  5. Sergey Prokudin Gorsky. Wikipedia
  6. LAWLER, Brian. Photographer to the Czar. Blognosticator