Miethe's Dreifarben foi uma câmera de três cores projetada pelo Dr. Adolf Miethe e construída pela empresa Bermpohl, de Wilhelm Bermpohl, em 1903, na Alemanha. O conceito da construção da câmera baseava-se na ideia sugerida em 1855 por James Clark Maxwell, que separava a luz em três cores principais e testada em 1861 por Thomas Sutton, no que viria a ser a primeira fotografia colorida da história.
O modelo de Miethe tinha corpo construído em madeira de mogno, objetiva em sistema de fole e era apoiada sobre um tripé. Para o registro, utilizava placas de vidro sensibilizadas que eram fixadas em um suporte especial que deslisava através da câmera durante as exposições. Sobre cada filme eram colocados filtros coloridos: vermelho, verde e azul. Cada filtro de luz proporcionava negativos com tons de cinza em espectros de cores diferentes.
Ilustração do Dr. Victor Minachin |
Como na época não havia ainda uma maneira prática de imprimir uma fotografia a cores, para tornar as fotos visíveis os negativos de vidro eram revelados em positivos e então projetados através de um aparelho específico chamado Chromascope, que projetava cada imagem em sua respectiva cor e espectro nas cores em que foram registradas (vermelho, verde e azul). Quando somadas as três luzes projetadas em uma parede ou tela, era gerada então uma única imagem colorida.
O cientista e fotógrafo russo Sergey Prokudin-Gorsky, que trabalhou no laboratório Miethe desenvolveu, a partir do modelo alemão, sua própria câmera de três cores e ficou conhecido por ser a primeira pessoa na história a utilizá-la comercialmente.
Processos: negativo, positivo, filtros e sobreposição / 3color.ucw.cz |
Fontes:
- 5th Exhibition. Šechtl a Voseček Museum of Photography
- The Three-Color Photography. Foto TV
- Early Color Photographic Expeditions and Processes. Scott's Photographica Collection
- Bermpohl Dr. Miethe's Three-Color Camera. LiveAuctioneers
- Sergey Prokudin Gorsky. Wikipedia
- LAWLER, Brian. Photographer to the Czar. Blognosticator