domingo, 5 de fevereiro de 2012

A senhora indignada de Robert Doisneau

fevereiro 05, 2012 | por Natália Nunes

La Dame Indignée (A senhora indignada), 1948

Embora a imagem mais famosa de Robert Doisneau seja a Kiss by the Hotel de Ville”, conhecida simplesmente como “The Kiss” (O beijo), sua grande obra é repleta de muitos outros registros emblemáticos.

Em 1948, a convite da revista LIFE, Doisneau realizou uma divertida série de retratos de transeuntes intitulada “Un Regard Oblique” (Um Olhar Oblíquo). O objetivo do ensaio era documentar a expressão das pessoas que paravam para olhar a vitrine de uma galeria de arte em uma das ruas de Paris - o inusitado da situação estava no quadro de nu feminino, considerado vulgar para a época.

Com a câmera escondida em uma cadeira antiga em exibição, Doisneau flagrou momentos divertidíssimos e inusitados. A foto que mais gosto da série não é a que ficou mais conhecida, mas é a única que ganhou um título especial, “La Dame Indignée” (A senhora indignada).

A espontaneidade captada na série “Um Olhar Oblíquo” permeia todo o trabalho de Robert Doisneau, cujo interesse sempre foi retratar pessoas comuns em situações comuns, o que fez com imensa genialidade.