quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dicas para otimizar o desempenho do Photoshop - Parte 2

fevereiro 28, 2013 | por Resumo Fotográfico

O Photoshop é a principal ferramenta de pós-produção da fotógrafia atual e, portanto, é fundamental que ele tenha um bom desempenho para executar com qualidade a edição de suas fotos.


No post anterior, mostramos as melhores maneiras de otimizar a configuração do hardware e especificar as preferências de desempenho para agilizar o processamento. Hoje vamos mostrar algumas práticas de trabalho que agilizam o trabalho do software e também algumas etapas que podem acelerar o sistema operacional.

Melhores práticas de trabalho

A maneira como o programa é utilizado tem grande influência no seu desempenho, portanto é importante ficar atento a algumas questões:
  • Trabalhar dentro de limitações de tamanho do arquivo: Quanto maior o arquivo maior a chance de  encontrar problemas de desempenho. As versões CS4 e CS5 oferecem suporte a um tamanho de arquivo máximo de 300.000 x 300.000 pixels, exceto arquivos PDF, que são limitados a 30.000 x 30.000 pixels e 200 x 200 polegadas (sendo 2GB para arquivos PSD e 4GB para TIFF). Consulte também Tamanho de arquivo.
  • Vigiar o indicador Eficiência: Observe o indicador Eficiência enquanto trabalha no Photoshop para determinar quando o Photoshop deixa de usar a RAM e passa a usar o disco de trabalho, o que reduz a velocidade do desempenho. Na parte inferior da janela da imagem, clique no menu pop-up e escolha Eficiência. Se o valor de Eficiência for menor que -100%, o Photoshop está utilizando o disco de trabalho e, portanto, está operando de forma mais lenta. Se a eficiência for inferior a 90% a 95%, aloque mais RAM para o Photoshop em Preferências de desempenho ou adicione RAM ao sistema.
  • Fechar janelas desnecessárias: Muitas imagens abertas no Photoshop podem resultar em uma mensagem de erro ou fazer com que o Photoshop seja executado com lentidão. 
  • Reduzir padrões e pontas de pincel em predefinições: Para reduzir o disco de trabalho, minimize o número de padrões e pontas de pincel usado nas predefinições. Reduza também o número de padrões utilizados nos estilos de camada Textura de chanfro e entalhe e Sobreposição de padrão.
  • Minimizar ou desativar miniaturas de visualização de painel: Sempre que você alterar o documento, o Photoshop atualiza todas as miniaturas visíveis nos painéis Camadas e Canais. Esta atualização pode afetar o tempo de resposta. Clique no painel Canais, Camadas ou Caminhos e escolha Opções do painel. Na área Tamanho da miniatura, selecione um tamanho menor ou escolha Nenhum.
  • Trabalhar no modo de imagem de 8 bits: O Photoshop pode executar várias operações em imagens de 16 bits e 32 bits. Contudo, essas imagens exigem mais memória, espaço de trabalho e tempo de processamento do que as imagens de 8 bits. Para converter a imagem para 8 bits por canal, escolha Imagem > Modo > 8 bits/Canal.
  • Desativar a visualização de fontes WYSIWYG: Desativar a Lista de visualização de fontes acelera o processamento de fontes no Photoshop. No Photoshop CS4 e CS5, escolha Photoshop > Preferências > Tipo (Mac OS) ou Editar > Preferências > Tipo (Windows). Cancele a seleção de Tamanho de visualização de fonte e clique em OK. No Photoshop CS6, escolha Tipo > Tamanho da fonte de visualização > Nenhum.
  • Reduzir a resolução da imagem: Quanto maior a resolução, mais espaço de memória e em disco utilizados para processar e imprimir. Uma resolução de imagem mais alta não necessariamente fornece uma qualidade de imagem superior, mas pode indicar um desempenho mais lento. Geralmente é útil fazer o processamento da imagem na resolução original e a seguir, quando iniciar a otimização da imagem para uma determinada mídia de saída, reduzir o tamanho e a resolução conforme a mídia. (Salve uma cópia de suas resolução completa original)
  • Arrastar e soltar entre arquivos: É mais eficiente do que copiá-los e colá-los. Arrastar ignora a área de transferência e transfere os dados diretamente. Copiar e colar podem envolver potencialmente mais transferência de dados e são muito menos eficientes.
  • Usar camadas com sensatez: As camadas aumentam o tamanho de arquivos e o tempo de redesenho. O Photoshop recompõe cada camada depois de cada modificação na imagem. Depois de concluídas as alterações nas camadas, é possível achatá-las (mesclá-las) para reduzir o tamanho de um arquivo. Selecione as camadas no painel Camadas, clique com o botão direito do mouse (Windows) ou pressione a tecla Control+clique (Mac OS) e escolha Mesclar camadas. (Certifique-se de remover as camadas vazias do arquivo já que elas aumentam o tamanho do arquivo. Selecione as camadas vazias no painel Camadas, clique com o botão direito do mouse [Windows] ou Control-clique [Mac OS] e escolha Excluir camada).

Otimizar o sistema operacional
  • Fechar aplicativos desnecessários e itens de inicialização: Outros aplicativos e itens de inicialização diminuem a quantidade de memória disponível. Encerre aplicativos desnecessários, itens de inicialização e extensões, em seguida ponha mais memória à disposição do Photoshop
  • Executar limpeza de disco: Aplicativos armazenam temporariamente uma cópia do seu arquivo de dados em seu disco rígido. Muitos criam arquivos .tmp e, em seguida, os excluem quando são encerrados. Falhas ou erros de sistema, contudo, podem impedir um aplicativo de excluir esses arquivos, fazendo com que eles tomem espaço em disco. De vez em quando, execute Limpeza de disco para remover arquivos temporários
  • Desfragmentar o disco rígido: À medida que você adiciona, exclui e move arquivos em um disco rígido, o espaço disponível deixa de ser um bloco único e contíguo. Se o sistema não dispuser de espaço suficiente contíguo, são salvos fragmentos de um arquivo em diferentes locais do disco rígido. Isso faz com que o Photoshop leve mais tempo para ler ou gravar um arquivo fragmentado do que um salvo em um local contíguo.
  • Instalar atualizações do sistema operacional: Atualizações do sistema operacional melhoram o desempenho e a compatibilidade com aplicativos.

Fonte: Adobe


PARTE 1 | PARTE 2