quinta-feira, 14 de março de 2013

Empresa suéca lança câmera fotográfica “para vestir”

março 14, 2013 | por Resumo Fotográfico

Oskar Kalmaru, diretor de marketing da Memoto "vestindo" a Lifelogging Camera. (Foto: Divulgação)

Em 2012, o grupo suéco Memoto criou através do site KickStarter, um crowdfunding para a construção da Lifelogging Camera, uma pequena câmera (36 mm nos lados e 9 mm de espessura) para ser utilizada fixada à roupa com uma presilha ou como um pingente, pendurada ao pescoço.

A ideia era arrecadar 50 mil dólares para iniciar a fabricação do protótipo. O projeto fez tanto sucesso que em apenas um mês conseguiu arrecadar mais de dez vezes esse valor, totalizando 550.189 dólares. Para chegar a esse valor, foi necessária a ajuda de 2871 colaboradores.

A câmera registra duas fotos por minuto e não existe botão para ligar ou desligar. Ela para de funcionar automaticamente, quando a lente não capta luz. Ou seja, quando é colocada num lugar escuro ou quando a lente é coberta. A memória é suficiente para armazenar 6 mil fotos de 5 megapixels, que são transmitidas via Wi-Fi. A bateria tem duração de dois dias e pode ser carregada quando a câmera é ligada ao PC por um cabo USB.

Embora ainda não estejam a venda, os modelos já pode ser pré-encomendados no site da Memoto por 279 dólares, com frete gratuito para qualquer lugar no mundo. As entregas devem começar em Abril desse ano. São três cores diferentes diponíveis: Graphite Gray, Arctic White e Memoto Orange.


Nesta quinta-feira (14), a empresa divulgou em seu blog as primeiras imagens feitas com o protótipo da câmera. Veja as fotos.

Memoto (via PENG e EXAME)