terça-feira, 12 de novembro de 2013

Exposição "Espelhos e Janelas" estreia em São Paulo

novembro 12, 2013 | por Resumo Fotográfico

A mostra exibe cerca de 170 fotografias de alunos do segundo ano do Curso de Fotografia da Panamericana Escola de Arte e Design

Tornar as ideias cada vez mais inovadoras é um dos desafios mais instigantes para aqueles que trabalham com arte e criatividade. Esse exercício é valorizado e, principalmente, praticado pela Panamericana Escola de Arte e Design. Para desenvolver e preparar seus alunos para um mercado de trabalho cada vez mais vibrante e inovador, a instituição estimula, ainda durante cada curso, uma experiência que todos terão ao longo de sua trajetória profissional. Um exemplo disso é a exposição que a Escola realizará, em parceria com a Digipix e a HP, com os alunos do segundo ano do Curso de Fotografia. “Espelhos e Janelas” foi o tema proposto pelo Fotógrafo Armando Prado, o curador escolhido a dedo para o ano de 2013.

Como ponto de partida, Armando Prado propôs uma abordagem que envolvesse a relação entre a autoexpressão e a exploração do mundo externo. Após palestras para a discussão da temática e análise dos primeiros trabalhos entregues, o curador selecionou cerca de 170 fotografias de 45 alunos. O resultado desse processo criativo poderá ser conferido a partir desta quarta-feira (13), na sede Angélica.

Armando Prado explica que, ao ser convidado pela Panamericana para ser curador, logo buscou como referência a mostra “Mirrors and Windows”, organizada em 1978 por John Szarkowski para o MoMA, New York, para sugerir aos alunos que desenvolvessem estratégias de investigação que contemplassem o conceito e as palavras “espelhos” e “janelas”. “Tive a grata surpresa de receber vários trabalhos que contemplavam e dialogavam com estas e outras questões”, explica.

A aluna Samara Kupferman, por exemplo, fez um ensaio inspirado no famoso livro de Lewis Carroll, que lembra uma Alice contemporânea correndo atrás do coelho. Como a personagem, o espectador pode atravessar o espelho e descobrir outra possibilidade de mundo, com o auxílio da câmera. Valerie Mesquita, por sua vez, fez uma série de retratos de mulheres que sofreram algum tipo de agressão física. Não fica claro ao espectador se a fotógrafa produziu ou não as imagens, mas, independentemente desse detalhe, o ensaio gera uma reflexão sobre o drama da violência doméstica e a Lei Maria da Penha.

Rafaela Paoli apresenta uma série de nus, masculinos e femininos. Homens e mulheres aparecem apenas com seus objetos, como máquina de costura, violão, bacia, chapéu e ventilador, “como se fossem arqueólogos com objetos encontrados pertencentes a uma civilização ancestral”, especula Armando Prado. Já Marcella Ferrari, em sua série “Sonhos”, expõe uma espécie de “banquete antropofágico surrealista”, que evidencia cenas do nosso inconsciente coletivo.

Todos os trabalhos presentes na Exposição Espelhos e Janelas, que acontecerá até o dia 4 de dezembro, mostram a variedade de vertentes e estilos pelos quais a fotografia caminha nesse princípio do século XXI, em que tudo é possível graças aos avanços tecnológicos. No entanto, o olhar para si e para o mundo exterior, espelhos e janelas, a sensibilidade e o talento ainda fazem parte do processo criativo do fotógrafo.

Arte e impressão

Alex Lipszyc, Diretor de Ensino da Panamericana Escola de Arte e Design, explica que todas as etapas pelas quais os alunos passaram, incluindo a seleção final das fotografias pelo curador, foram importantes para que eles aprimorassem o que é visto em sala de aula a partir de uma abordagem prática. E isso inclui também a impressão das imagens. “Por isso, os alunos puderam contar com um laboratório de impressão montado pela HP, tanto na sede Angélica quanto na unidade Groenlândia, para experimentar alternativas de impressão para seus trabalhos. Entendemos que trazer a impressão para o processo criativo da fotografia é uma forma de tornar esse projeto ainda mais completo”, explica. Este laboratório conta com um modelo da impressora Designjet série z, de última geração, desenvolvidas especialmente para impressões fotográficas de alta qualidade, produzindo imagens de grandes formatos com fidelidade de cores.

Além disso, todas as imagens da Exposição Espelhos e Janelas farão parte do Fotolivro homônimo, produzido pela Digipix, que consolida a parceria com a Escola pelo segundo ano para as exposições fotográficas. Com apresentação de Armando Prado, os fotolivros serão entregues aos alunos/fotógrafos, como forma de eternizar seus trabalhos mesmo após o término da mostra, e também poderão ser vistas pelo público em geral durante todo o evento.

A Exposição Espelhos e Janelas é gratuita e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 12h. Fechado aos domingos e feriados.

Alunos que fazem parte da mostra: Alessandra Matos, Ana Luisa Mendes, Aristeu Ferrão, Carine Berger, Carla Trevizani, Carlos Moura, Cris Carvalho, Dani Tranchesi, Elaine Fernandes, Elisângela Conceição, Fabiana Tedeschi, Fernanda Pauluci, Gabriela Machado, Gui Lopes, Guilherme Maia, Ian Candido, Juliana Arruda, Juliana Thies Lalande, Juliana Versieux, Karina Machado, Kátia Rodrigues, Koepp Photography, Lia Oliveira, Lucila Araujo, Marcella Ferrari, Maria Julia Bertazzi, Monica Schalka, Natalia Ranhel, Rafaela Paoli, Renata Freitas, Renata Motta, Rodrigo Rodrigues, Rogério Cunha, Sabrina Lisauskas, Samara Kupferman, Sandra Palma, Simoni Takehashi, Suzana Mendes, Tiago Dotta, Valéria Khouri, Valerie Mesquita, Vanessa Cardone, Vanessa Costa, Vanessa Nascimento e Weslley Gianini.

SERVIÇO:

Exposição "Espelhos e Janelas"
Abertura: 12 de novembro, a partir das 17h
Período: 13 de novembro a 04 de dezembro
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 12h.
Local: Panamericana Escola de Arte e Design – Av. Angélica, 1900, Higienópolis, São Paulo
Informações: (11) 3887.4200 – www.escola-panamericana.com.br