quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Resumo: Estúdio Evolution 2013 - 2º dia

novembro 06, 2013 | por Resumo Fotográfico

Nesta terça-feira (5), aconteceu o segundo dia de palestras do congresso Estúdio Evolution 2013, no Teatro das Artes, em São Paulo. Promovido pela editora iPhoto e com apoio do Resumo Fotográfico, o evento conta com palestras de grandes profissionais da fotografia.

Para abrir o segundo dia, o evento recebeu a palestra de JR Duran, um dos mais famosos e míticos fotógrafos no país. O fotógrafo natural da Espanha apresentou um pouco de suas inspirações - muito ligadas ao cinema - e sua forma de lidar com as ideias para os ensaios: "No fim dia só tenho problemas. As soluções, as tenho no início do dia", explicou o fotógrafo referindo-se ao fato de resolver seu problemas criativos pela manhã. Duran destacou ainda a sua maneira de utilizar a iluminação, seja natural ou artificial: "Eu não sou escravo do fotômetro. Eu uso o fotômetro como guia."

JR Duran

O segundo palestrante foi Ivan Berger, que contou um pouco da sua experiência e sua introdução no mercado publicitário e apresentou com prática ao vivo algumas técnicas de iluminação com luz de recorte.

Ivan Berger

À tarde, Fernando Castelhano apresentou seus métodos para a criação de ensaios de noivos em estúdio e a utilização de fontes de iluminação alternativas, como o led.

Fernando Castelhano

Durante o intervalo, o estudioso sobre composição fotográfica Ernesto Tarnoczy Júnior apresentou uma "mini-palestra" que não estava na programação, explicando as diferenças entre linguagem fotográfica e composição e quando o fotógrafo utiliza um ou outro.

Ernesto Tarnoczy Júnior

Em seguida, Valter Menezes apresentou técnicas e dicas para realizar belas imagens de produtos através do conhecimento das propriedades de reflexão dos objetos.

Valter Menezes

Rodrigo Vipych finalizou o dia de palestra apresentando a aplicação do estilo de fotografia de moda em ensaios pessoais.

Rodrigo Vipych (Foto: Luciano Dias/iPhoto)


Veja como foi o primeiro dia do evento.