![]() |
Adriana Calcanhoto (Daryan Dornelles/Divulgação) |
‘Retratos Sonoros’ se notabiliza principalmente pela versatilidade. Ao longo do tempo em que o livro foi sendo construído, as lentes de Daryan Dornelles capturaram as mais diversas vertentes da nossa música, seja nas capas dos discos ou nos ensaios publicados nas principais revistas do País e no exterior. De Chico Buarque a Criolo, de Marisa Monte a Tiê, de Nelson Sargento a Kiko Dinucci, ele está sempre em busca da sintonia entre a imagem e a personalidade musical do artista. “É preciso conhecer música e história da música, das artes, da moda. Não tem jeito, esse é o caminho. É preciso pesquisar. Quando vou fotografar um músico, ouço bastante o som dele”, diz o fotógrafo.
Com mais de mil retratos publicados e mais de cem capas de discos no mercado, Daryan teve um trabalho árduo, mas ao mesmo tempo prazeroso, na hora de editar o material e privilegiou o que é mais representativo na sua obra. Sem uma divisão cronológica ou de gênero, ‘Retratos Sonoros’ traduz genuinamente o caldeirão que é a música brasileira. Parte do material é proveniente de projetos dos quais o fotógrafo participou e uma outra série foi produzida especialmente para o livro.
Com mais de 20 anos de carreira, formado em Cinema e Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Daryan Dornelles ostenta no currículo, além do vasto trabalho na área musical, um Prêmio Abril de Jornalismo (2007). ‘Retratos Sonoros’ nada mais é do que uma obra que reflete toda a paixão pela música através de alguns de seus grandes criadores: os músicos brasileiros.
FICHA TÉCNICA
Livro "Retratos Sonoros"
Autor: Daryan Dornelles
Lançamento: 31 de julho
Formato: 25 x 31
Fotos: 156
Páginas: 192
Preço: R$ 140,00
Editora: Sonora
Para conhecer mais sobre o trabalho de Dornelles, acesse: www.daryandornelles.com.