quarta-feira, 16 de julho de 2014

Exposição fotográfica homenageia moradores de Mariana

julho 16, 2014 | por Resumo Fotográfico

Na noite desta quarta-feira (16), data em que é celebrado o Dia de Minas e o aniversário de Mariana, os moradores desta que foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais, serão homenageados com a abertura da exposição “Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico”, a partir das 19 horas, na Praça Gomes Freire, o “Jardim”, como é popularmente conhecida.

A exposição é uma ação do coletivo NITRO + ALICATE, de Belo Horizonte e faz parte da programação do Festival de Inverno Mariana e Ouro Preto – Fórum das Artes 2014. São quatro painéis gigantes (4m x 2m) espalhados pela Praça Gomes. Em cada um deles, o retrato de um morador de Mariana. Dona Hebe, Chiquinho Alfaiate e Crispim serão alguns deles. Outros também terão seus depoimentos exibidos na projeção audiovisual que compõe a instalação.

A exposição é fruto de um trabalho prévio onde mais de 100 moradores de Mariana foram fotografados e entrevistados. “Colocá-los (os moradores) em posição de destaque em um dos mais importantes cartões postais de Minas Gerais é uma forma de chamarmos a atenção da população e dos turistas. Queremos contribuir para que se crie um consciência nacional do quanto é fundamental preservarmos a cultura e a memória de uma comunidade”, explica Gustavo Nolasco, um dos idealizadores do projeto, ao lado dos fotógrafos Marcus Desimoni e Bruno Magalhães e do diretor de audiovisual Alexandre Baxter.

A etapa Mariana é a décima do projeto, criado em 2012. Além da dos moradores da primeira cidade de Minas Gerais, os de Tiradentes/MG, Paraty/RJ, Juiz de Fora/MG, São João Del Rei/MG, Ouro Preto/MG, Diamantina/MG, Campinas/SP, Petrolina/MG e Juazeiro/BA também foram homenageados.

Conheça o site do projeto: projetomoradores.com.br.