segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Exposição traz 30 obras que apresentam coleção e inventário serial da cidade de São Paulo

agosto 04, 2014 | por Resumo Fotográfico


Ivan Padovani apresenta 30 trabalhos em Campo Cego, sua primeira individual, que fica em cartaz de 06 de agosto a 19 de setembro, na Galeria da Gávea, no Rio de Janeiro. As fotografias representam de forma sistemática as paredes laterais cegas de edifícios em São Paulo.

Segundo Padovani, Campo Cego tem como base um procedimento com regras muito bem definidas, o que lhe confere um caráter de coleção e inventário, até o momento formado por cerca de 150 imagens de empenas realizadas na capital paulista. Por meio de tais convenções, a pesquisa procura tornar mais claro seu objetivo enquanto representação de uma experiência pessoal frente à cidade, assim como sugerir questões relativas à visualidade e percepção em meio ao ambiente urbano.

“O processo de produção tem como ponto de partida minha relação com a cidade no dia a dia. Nos últimos anos, a atitude de procurar essas ocorrências em São Paulo me conduziu a um exercício constante de caminhar mais lentamente e com um olhar mais atento, não só a essas fachadas, mas também a todo o seu entorno”, diz o artista.

A partir de um olhar que revela o que pode ser considerado o verso da cidade, Padovani busca certo silêncio visual, uma ordem no caos, um respiro em meio à saturação. “O interesse principal não é tentar retratar os contrastes, o movimento caótico, a desordem, o excesso de SP. Busco o oposto, como se a cidade estivesse sendo vista em um só plano, silenciosa e estática. Paradoxalmente, um espaço que nega e afirma tudo ao seu redor”, complementa.

A fotografia é a ferramenta utilizada para a criação deste inventário. Mas ao abdicar da perspectiva, a imagem afirma sua bidimensionalidade de tal forma até ganhar a estética de desenho.

As fotografias são apresentadas em suportes que sugerem experiências visuais e táteis para quem entra em contato com o trabalho. Desta forma, a fotografia é pensada de forma expandida, assumindo um caráter de objeto.

Sobre Ivan Padovani

Natural de São Paulo e fotógrafo profissional desde 2004, Ivan Padovani é formado em administração pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, com pós-graduação em fotografia pela mesma instituição. Realiza trabalhos nas áreas de fotografia esportiva, documental e retratos, atendendo clientes para fins editoriais e publicitários.

SERVIÇO

Exposição "Campo Cego"
Data: De 06 de agosto a 19 de setembro de 2014 (abertura: 05/08).
Horário: De segunda a sexta, das 11h às 19h. Visitas com hora marcada.
Local: Galeria da Gávea – Rua Marquês de São Vicente 431, loja A, Gávea.
Informações: (21) 2274-5200.