sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Karina Sechi é destaque no Prix de La Photographie 2014

setembro 26, 2014 | por Resumo Fotográfico


A fotógrafa espanhola Karina Sechi, formada pela Panamericana Escola de Arte e Design, foi uma das vencedoras do concurso francês PX3 (Prix de la Photographie Paris), um dos mais respeitados da Europa. Dentre os sete prêmios que a artista recebeu, destaque para as fotografias do projeto Plano B, produzidas durante a sua passagem pela Escola, que também fizeram parte da exposição “Sonho, Memória e Alucinação”, de 2012, com curadoria de Eder Chiodetto. Trata-se de uma série de autorretratos em preto e branco, carregados de subjetividade e sutileza.

“Esse autoral que iniciei na Panamericana tem me dado muita sorte. Participei de várias exposições com fotografias desse trabalho, como a mostra coletiva “50 Artisti x 1 Museo”, no Museo Internazionale Italia Arte, em Turim. Além disso, 15 imagens minhas estão nas galerias do "2014 Winners Single Image Contest", da prestigiada Black & White Magazine. Desse total, cinco são fotografias do projeto produzido na Escola”, diz.

Identidade, beleza e saúde

A fotógrafa, que já recebeu 14 prêmios ao longo de sua trajetória, também é reconhecida internacionalmente pelo projeto “MirAr-te”, que retrata pessoas que lutam contra o câncer de mama, a partir do processo de descoberta e do tratamento dos pacientes. Tudo começou quando a artista foi convidada para fotografar uma amiga que acabara de iniciar o tratamento contra a doença. As fotografias foram feitas no estúdio da Panamericana.

Sechi explica que os objetivos deste trabalho são o de ajudar os pacientes no processo de recuperação e reinvenção da identidade individual e também o de alertar a população para a questão da prevenção. Mas, principalmente, a ideia do “MirAr-te” é mostrar que é possível ser bela apesar da doença e de suas consequências. “Usamos a fotografia para quebrar tabus e mostrar a feminilidade em todos os ângulos. É uma injeção de autoestima para essas mulheres e para toda a família”, explica.