segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Galeria Lume apresenta o universo de Penna Prearo

outubro 20, 2014 | por Resumo Fotográfico

Galeria Lume abre a individual Portal de Alice em Atlantis, do fotógrafo Penna Prearo, com curadoria de Agnaldo Farias. A série composta por 21 fotografias abraça elementos da pintura e do cinema, com uso de equipamentos visuais acessórios como filtros, prismas, lanternas mágicas, caleidoscópios, entre outros, perfazendo um recorte da produção recente e da pesquisa atual do artista.

Penna Prearo habita um mundo ainda incógnito para nós, um universo de fábulas e desvarios, com influências que não vem de ilusões, mas das existências ali vividas. Em sua obra, nada surge da casualidade, cada escolha vem de uma razão bem pensada, de referências artísticas principalmente pictóricas e cinematográficas. Portal de Alice em Atlantis mostra fragmentos do planeta homônimo onde o fotógrafo vive, com narrativas elaboradas como um diretor que constrói cenas e inventa cenários. As situações retratadas tem personagens tão improváveis quanto um mosquiteiro de tule, um cavalinho de pau, a cabeça de uma escultura clássica, duas rodas de bicicletas ou um hidrante, que o artista, em suas infatigáveis peregrinações, percebe e trata como personagens enigmáticas, poderosas em suas presenças silenciosas. “Sua poética afigura-se como um diário do maravilhoso que ele consegue fazer irromper de um cotidiano que os tristes e desavisados supõem comum.”, comenta o curador da mostra.

Nas séries de Penna Prearo, o registro fotográfico não se presta a apenas registrar coisas e situações comuns. Sua função ultrapassa esse patamar onde cria cenas de sonho, reais ou imaginárias, parafraseando a realidade. Seus trabalhos remetem a recortes de narrativas não lineares e à realidade cultural e underground das cidades por onde passa.

SERVIÇO

Exposição "Portal de Alice em Atlantis"
Abertura: 23 de outubro de 2014, quinta-feira, às 19h
Período: De 24 de outubro a 28 de novembro de 2014
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 14h
Local: Galeria LUME – Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Informações: (11) 3168-0351