segunda-feira, 6 de outubro de 2014

​José Diniz lança fotolivro na Travessa Botafogo

outubro 06, 2014 | por Resumo Fotográfico

Dia 8 de outubro, o livro Periscope chega às livrarias com uma visão inusitada a partir das águas do mar, com coordenação editorial de Iatã Cannabrava e publicação da Editora Madalena.

Para chegar às 54 imagens eleitas para o livro Periscope, José Diniz percorreu o litoral do país, do Maranhão até o Sul, por mais de oito anos. São pessoas, prédios, o horizonte, o céu e o próprio mar, de uma perspectiva bem particular, “nem submarina, nem terrestre, sempre na superfície”, diante, sob e sobre o mar.

Diniz é de Niterói e vive entre idas e vindas ao Rio de Janeiro. “Desde criança vivo com o pé na água. Escritores, poetas e filósofos se utilizam da imagem do mar, em todos os seus aspectos. O ser humano está em permanente desafio diante dessa imensidão de água”, diz.

O artista mora em Botafogo, mas sempre está em Copacabana. Sobre a fotografia em que aparece o hotel Copacabana Palace, Diniz comenta: “frequentemente estou fotografando nessa perspectiva mar-terra, onde diferentemente de outros lugares quero cunhar a paisagem do bairro que têm no mar o sangue que pulsa dando vida ao lugar”.

“Quando eu vi pela primeira vez este trabalho me veio à memória os seriados de TV: National Kid e Viagem ao Fundo do Mar - inspirado em Julio Verne - uma série de histórias de um mundo mítico apresentado pela TV nas décadas de 60 e 70, que denunciam uma relação fortíssima do menino que virou engenheiro, que virou fotógrafo”. O depoimento é de Iatã Cannabrava, que assina a edição do livro Periscope.

Para reproduzir este olhar contemplador, o fotógrafo optou pelo trabalho imerso, com o objetivo de passar sensações como a ausência de equilíbrio, vertigem, tensão, harmonia, movimento contínuo, o som do mar e o sabor do sal. “Não basta apenas a visão para fotografar nestas condições. É necessário todo o corpo, usando os cinco sentidos. A máquina fotográfica está num ponto abaixo do horizonte e as ondas são montanhas em movimento. Na água, o equipamento incorpora lentes diferenciadas criando novas leituras”, afirma Diniz.

“José Diniz é um eterno menino curioso, que usa a fotografia para construir suas fábulas”, diz Cannabrava. O livro é uma narrativa construída pelo inocente periscópio que saiu do fundo da água e descobre que o homem está pondo em risco o próprio planeta. A foto que encerra a série mostra as águas inundando de forma simbólica o Copacabana Palace, como se fosse o ato final do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

Lançamento do livro Periscope
Data: 8 de outubro, quarta-feira
Horário: a partir das 19h
Local: Livraria da Travessa Botafogo - R. Voluntários da Pátria, 97.
Informações: (21) 2537-3340
Publicado em: