segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Exposição “Gente Ausente Presente” de Joaquim Araújo

novembro 03, 2014 | por Resumo Fotográfico


Nesta terça-feira (4), o Museu Histórico de São José, SC, recebe a exposição “Gente Ausente Presente”, do fotógrafo Joaquim Araújo. A mostra apresenta uma seleção de 14 imagens realizadas pelo autor ao longo do últimos 20 anos. Elas destacam a sutil aproximação entre cotidiano e memória, com poucos elementos e personagens comuns.

Para o fotógrafo, olhar e pensar não se separam e não são possíveis de serem freados. Para ele cada gesto ou movimento deflagra um pensamento, da mesma forma que cada ideia lhe faz perceber cenas, relações entre pessoas e elementos. É neste labirinto de possibilidades, entre o que se vê e o que se pensa, que a fotografia marca sua trajetória e foto a foto desenha o mapa da sua presença no mundo.

“Após uma recente e lenta perda para o Alzheimer, percebi a necessidade da produção de registros sobre as nossas próprias buscas, para nos lembrar e sermos lembrados e reconhecidos por algo maior do que os objetos que deixamos. Fotografar por arte ou saúde – ausente, presente – sigo marcando toda vez que o olhar e o pensamente se encontram, enquanto ainda se encontram.” - diz o artista.

SERVIÇO

Exposição “Gente Ausente Presente”, de Joaquim Araújo
Abertura: 04 de novembro de 2014 às 19:30h
Visitação: Até 14/11/2014 de segunda a sexta das 8:00 as 18:00h
Local: Museu Histórico de São José. Rua Gaspar Neves, 3175. Centro Histórico – São José – SC