quinta-feira, 23 de abril de 2015

Fotógrafo registra crianças ciganas no mar de Bornéu

abril 23, 2015 | por Juliana Foini

Durante vários anos viajando pelo mundo, o fotógrafo Rehahn descobriu o povoado de Bajau, que vive em uma isolada ilha na Malásia, chamada Bornéu. Esse povoado, conhecido como "ciganos do mar", vive de acordo com suas tradições ancestrais, distantes e alheios à globalização do mundo moderno. 


Rehahn conta sobre a complexidade de chegar até o local habitado por esses povos, devido à distância de sua localização e a dificuldade para encontrar alguém que o levasse até a ilha. De acordo com ele, as agências de viagem especializadas na região só oferecem pacotes com destino aos muitos resorts que existem na área.

O fotógrafo francês passou oito dias conhecendo e fotografando os homens, mulheres e crianças de Bajau, deslumbrado e curioso para saber mais sobre esse estilo de vida remota e distante das cidades. Sua presença foi motivo de alegria para as crianças da ilha. 



Tradicionalmente, o povoado de Bajau reside em pequenos barcos, que velejam dia e noite contando apenas com a correnteza e com os peixes pescados para a própria sobrevivência. Esse povo é o que passa mais tempo no oceano no mundo inteiro, por isso desenvolveram habilidades aquáticas muito distintas das nossas. Muitos pescadores conseguem mergulhar a 20 metros de profundidade e ficar até 5 minutos sem respirar, enquanto nós, com algum esforço, ficamos apenas de 30 a 40 segundos debaixo d’água. 



O povo de Bajau não sabe a sua idade. Eles entendem relativamente o conceito de envelhecimento, mas o tempo não importa muito para eles, o que importa é o momento presente. Rehahn se sentiu maravilhado com essa forma de ver a vida e conta que é muito fácil compreendê-los quando você está em meio a essa ilha perdida no oceano e convivendo com seus habitantes, totalmente em paz com seus valores e tradições. 



Para conhecer mais sobre o trabalho de Rehahn, acesse: www.rehahnphotographer.com.