segunda-feira, 2 de novembro de 2015

CLERA: Uma câmera transparente que funciona de verdade

novembro 02, 2015 | por Pedro Nicoli



O fotógrafo russo Anton Orlov criou o que acredita ser a primeira câmera transparente e funcional do mundo. Chamada de CLERA, abreviação para “clear camera” (Câmera transparente), ela pode ser vista por dentro durante a exposição.

Orlov teve essa ideia enquanto trabalhava em uma câmara escura para fotografia com placas de colódio úmido. Ele notou que os raios de sol entrando pelas janelas vermelhas não velavam as imagens das placas. “Foi quando me dei conta” escreve em seu blog: “Porque não criar uma câmera de material vermelho que bloqueie a luz UV e luz azul!?”

Orlov então pôs sua ideia em pratica. Acabou criando um daguerreotipo com uma lente Petzval do seculo 19 comprada pelo Ebay, placas de policarbonato vermelho e partes de uma câmera 4x5.





Após dias de experimentos e correções, ele conseguiu fazer a câmera funcionar perfeitamente em qualquer condição. Essas são algumas imagens feitas com ela:

  

Depois de melhorias na câmera, suas fotografias são idênticas as de câmeras tradicionais, mesmo quando a exposição é feita com a luz do sol incidindo diretamente sobre a câmera.



Então, qual é a ciência por trás disso? “é bem simples na verdade” Orlov disse ao Petapixel.

Uma boa parte dos materiais fotográficos não são sensíveis a luz vermelha (pense na luz vermelha de qualquer câmara escura – o papel lá não vela”) , e portanto luz vermelha perto desses materiais não é problema”

Orlov agora vende suas CLERAs personalizadas para fotógrafos interessados. A câmera pode ser projetada de acordo com a lente de sua escolha, basta mandar lhe mandar um e-mail para iniciar o processo. O preço varia de U$ 300 para câmeras 4x5 ou menores, US500 para 5x7 e US 700 para 8x10.

Uma Clera 2.0 também está a caminho: Orlov diz estar trabalhando num projeto de caixa deslizante que permita varias lentes e focar mais próximo ( a versão atual tem uma distancia mínima de foco de 1.8m)

Fonte : PetaPixel