segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Este livro pop-up se transforma em uma câmera de verdade

novembro 30, 2015 | por Ligia


Após meses de aperfeiçoamento, a artista Kelli Anderson criou um livro pop-up intitulado This Book is a Camera (Este livro é uma câmera). Como você pode imaginar pelo título, o livro contém uma câmera pop-up que funciona de verdade.

“Eu queria fazer uma câmera funcional dentro de um livro educativo – que liga os pontos entre as funcionalidades do design e da ciência”, declara Anderson. Este livro faz exatamente isso – ele explica e demonstra como a câmera utiliza a luz para produzir uma fotografia.


Dentro do livro há instruções detalhadas e um pacote de papel fotográfico Ilford preto e branco. Abrindo o livro surge uma câmera entre as páginas. Fechando as abas nos cantos superiores a câmera fica no formato de caixa.


A partir daí é fotografia pinhole básica: é só carregar a câmera com papel ou filme no escuro, abrir o obturador quando você quiser expor a foto e revelar o papel ou o filme.

Com papel fotográfico preto e branco, você pode tirar um negativo e depois invertê-lo digitalmente para obter a imagem final.


Segue um vídeo curto com instruções mostrando todo o processo.



“This Book is a Camera” é uma publicação independente de Anderson, e pode ser comprado por US$ 29 em seu site. Se você gosta de projetos DIY, Anderson generosamente disponibilizou o design de sua câmera em PDF gratuitamente por uma licença Creative Commons.

Fonte: PetaPixel